O Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas (MNCP) iniciou campanha de solidariedade para ajudar afetadas pelas intensas chuvas que têm assolado as cidades do Rio Grande do Sul, especialmente as mulheres que vivem com HIV/aids no Estado. O Estado mais ao Sul do Brasil é a região do país em que mais pessoas morrem por aids, com 7,3 óbitos registrados a cada 100 mil habitantes, segundo dados do Boletim Epidemiológico de 2023.

A ação de arrecadação de fundos é destinada a essas mulheres que perderam total ou parcialmente seus bens, incluindo residências, móveis, documentos, entre outros, e agora enfrentam o desafio de reconstruir suas vidas. Segundo Fabiana Oliveira, membro do MNCP, o coletivo está tentando entrar em contato com as mulheres vivendo com HIV no Estado, mas ainda não conseguiu localizar todas porque muitas pessoas dos locais atingidos pelas inundações estão sem conexão de telefone ou internet.  “Acreditamos que roupas, calçados e alimentos as mulheres vão conseguir, mas elas precisam de recursos financeiros para comprar remédio e refazer a vida. Com a verba arrecadada, vamos distribuir às mulheres vivendo com HIV à medida que conseguimos nos comunicar com elas”, afirma.

Para doar, faça um PIX de qualquer valor: chave Pix é o CNPJ 16752678/0001-60 (Banrisul) ou através do QR code.

As doações serão centralizadas em uma conta bancária administrada pela Associação de Pessoas Vivendo com HIV/aids-RS e posteriormente repassadas às Cidadãs Posithivas.

Sobre o MNCP

O Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP) é uma organização brasileira formada por mulheres vivendo com HIV e aids e pessoas que convivem com a epidemia. O movimento foi criado para promover o fortalecimento de mulheres vivendo e convivendo com o HIV e a aids, independente de credo, orientação sexual, raça ou cor, ou orientação político-partidária e identidade de gênero em nível municipal, estadual, regional e nacional e internacional.

Serviço:

Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas
https://mncp.org.br/
secretarianacionalmncp@gmail.com

Marina Vergueiro (marina@agenciaaids.com.br)