Profilaxia pós-exposição é oferecida gratuitamente pelo SUS e evita infecção por HIV após rompimento do preservativo, sexo sem proteção ou acidente perfuro-cortante

Durante o Carnaval, as pessoas costumam beber demais, além do uso de outras drogas, e na hora do sexo, os métodos de prevenção de ISTs acabam ficando em segundo plano. No entanto, hoje em dia, a ciência oferece uma tecnologia de alta eficácia para evitar a infecção por HIV após exposição ao vírus, seja por via sexual ou acidente perfuro-cortante.

A profilaxia pós-exposição, também conhecida como PEP, é distribuída gratuitamente pelo SUS e, segundo a infectologista Dra. Giovana Sapienza, médica do Instituto do Coração do HCFMUSP, “tem eficácia de até 80% em pessoas HIV negativas quando administrada em até 72 horas da exposição de risco”. A PEP tem por base o uso de medicamentos antirretrovirais com o objetivo de reduzir o risco de infecção em situações de exposição ao vírus.

Segundo a infectologista, quanto mais próximo do momento da exposição, mais segura é a profilaxia. “O uso da medicação deve ser feito corretamente por 28 dias e a falha nesse processo pode diminuir a eficácia da PEP. É possível administrá-la simultaneamente com tratamento psiquiátrico ou com qualquer outro tratamento de saúde, a gente vai avaliar o caso, ver qual remédio você toma e fazer as adaptações necessárias caso haja interação medicamentosa”. A PEP pode ser usada por crianças, adolescentes e pessoas que tenham sido vítimas de violência sexual. Gestantes também estão aptas para fazer o uso da PEP.

A PEP é uma tecnologia inserida no conjunto de estratégias da Prevenção Combinada, cujo principal objetivo é ampliar as formas de intervenção para atender às necessidades de cada pessoa ou ainda das possibilidades de inserir o método preventivo na sua vida. Essas medidas visam evitar novas infecções sexualmente transmitidas, conhecidas como IST. Além da PEP, a prevenção combinada inclui o uso de preservativo interno e externo, gel lubrificante, a profilaxia pré-exposição (PrEP); redução de danos; testagem regular para o HIV; testagem das ISTs e hepatites virais; imunização para as hepatites A e B; tratamento de pessoas vivendo com HIV/aids e prevenção da transmissão vertical.

Posso usar a PEP se estou fazendo uso da PrEP?

A PrEP é um método preventivo que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção. Ela apresenta composição similar aos utilizados no tratamento do HIV e reduz em mais de 90% as chances de uma pessoa se infectar quando exposta ao vírus.

“Se você usa a PrEP e toma direitinho os remédios de acordo com a recomendação do seu médico, todos os dias ou sob demanda, não tem indicação de fazer a PEP. Mas, se você está inseguro porque não tomou a PREP direito, a gente pára a PREP e começa a PEP em até 72 horas da exposição e depois retorna com a PREP. No entanto, se você toma a PrEP certinho, ela é mais eficaz que a PEP, chegando até 99% de eficácia”, afirma  a infectologista Dra. Giovana Sapienza.

Veja onde ter acesso à PEP em algumas das principais cidades do Brasil?

Fortaleza

  • Hospital São José de Doenças Infecciosas

Endereço: Rua Nestor Barbosa, 315 – Parquelândia

Telefone: (85) 3101-2321

  • Hospital Distrital Gonzaga Mota de Messejana (Atende mulheres vítimas de violência sexual)

Endereço: Av. Washington Soares, 7700

Telefone: (85) 3105-1590 

João Pessoa

  • SAE Hospital Universitário Lauro Wanderley

Endereço: Campus I s/n Cidade Universitária 58.051-900

Telefone: (83) 3216-7059

  • Complexo Hospitalar de Doenças infecto-contagiosas Clementino Fraga

Endereço: Rua Esther Borges Bastos 599 jaguaribe, João Pessoa 58.015-270

Telefone: (83) 3218-5420

Rio de Janeiro

  • Clínica da Família Maria do Socorro/Rocinha
    Endereço: Curva Do S – Estr. da Gávea, 522 – Rocinha
    Telefone: (21) 3322-6694
  • Hospital Municipal Rocha Maia
    Endereço: R. Gen. Severiano, 91 – Botafogo, Rio de Janeiro
    Telefone: (21) 2295-2295

Recife

  • Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa

Endereço: Estr. do Arraial, 2723 – Tamarineira, Recife – PE

Telefone: (81) 3184-1739

  • Hospital Correia Picanço

Endereço: Rua Padre Roma, 149 – Bairro da Tamarineira

Telefone: (81)3184-3932

Salvador

  • UBS Alfredo Bureau

Endereço: Rua Jaime Sapolnik, R. Guilherme Marback, sn – Imbuí, Salvador – BA

Telefone: (71) 3034-7771

  • UPA Dr. Hélio Machado

Endereço: Rua da Cacimba, S/N – Itapuã, Salvador – BA

Telefone: (71) 3611-7118 

São Paulo

 – Ama Sé
Endereço: Rua Frederico Alvarenga, 259 – Centro
Telefone: (11) 3101-8841/3101-8833

– Pronto Atendimento de São Mateus
Rua Maestro João Balah, 88 – São Mateus
Telefone: (11) 2919-6018.

Onde conseguir  a PEP pelo Brasil?

A profilaxia pós-exposição é oferecida gratuitamente pelo SUS e pode ser encontrada no Brasil todo em distintos aparatos da rede pública de saúde. Clique aqui para encontrar o local mais próximo da sua casa.

Marina Vergueiro (marina@agenciaaids.com.br)

Dica de entrevista

Dra. Giovana Sapienza 

E-mail: gisapienza@gmail.com
Instagram – @gisapienza.infecto