5.700+ Sambódromo Da Marquês De Sapucaí fotos de stock, imagens e fotos royalty-free - iStock

Chegou o Carnaval carioca, com seus blocos de rua que fazem a galera tirar o pé do chão e os desfiles na Sapucaí, com vários enredos emocionantes e que fazem história.

Nesta época do ano, a cidade vira um verdadeiro mar de gente. O samba corre nas veias, contagiando todo mundo, seja você carioca ou não, basta ser um apaixonado pela cultura do carnaval.

Entre as fantasias criativas e serpentinas, a cidade maravilhosa faz uma festa de tirar o fôlego. Do Leme ao Pontal, a terra do samba sempre brilha. E neste ano, o Rio intensifica ações de prevenção ao HIV/aids e outras ISTs durante o seu Carnaval com distribuição de camisinhas e materiais informativos.

Blocos de Carnaval em Copacabana 2023: Confira a lista

Denise Jardim, superintendente de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, destaca a importância dessas ações em meio à festa. “Isso é recorrente, sempre estamos focando [em ações como essa], e esse momento é muito oportuno para a gente intensificar nossas ações de prevenção. É um momento de alegria, de festa, mas também de prevenção”, afirma Jardim.

Segundo a responsável, a campanha deste ano abrange diversos pontos atrativos da cidade, incluindo os tradicionais blocos de rua e o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com ações mais capilarizadas.

Durante os dias de folia, uma equipe ambulante estará presente no sambódromo, oferecendo as camisinhas internas e externas e os materiais informativos sobre as profilaxias pré-exposição (PrEP) e pós-exposição (PEP), já disponíveis nas unidades de saúde no dia a dia.

De acordo com a gestora, ventarolas contendo informações e orientações sobre a oferta de PrEP e PEP foram preparadas e serão distribuídas. Como parte da campanha deste ano, as ventarolas com o slogan ‘Rio sem preconceito’ foram preparadas, também levando mensagens de inclusão, conscientização e zero discriminação.

Os foliões ainda receberão preservativos nestas mesmas ventarolas e poderão aproveitá-las para guardar seus celulares, garantindo maior segurança e comodidade durante a festa. ‘‘Quem ganha preservativo na ventarola já consegue guardar o celular, oportunizando o momento do carnaval em que utiliza-se menos bolsas para ficar livre e brincar mais à vontade’’.

‘‘Foram selecionados 16 agentes de prevenção para atuar tanto no sambódromo, quanto em diferentes blocos de rua, ampliando o alcance das ações’’, explica.

Além disso, mochilas contendo pirulitos e informações sobre a campanha ‘Rio sem preconceito’ serão distribuídas. As mesmas contém um QR code que direciona os interessados para a clínica da família mais próxima, facilitando o acesso aos serviços de saúde da cidade.

Segundo ela, os banheiros do sambódromo também serão aproveitados estrategicamente. “Adesivos com orientações sobre prevenção ao HIV/aids e outras ISTs aplicados nos espelhos, além da disponibilização de dispensers de camisinhas para acesso direto”, afirma.

Para quem se interessar em se testar, a orientação é que as pessoas se direcionem até uma unidade da rede de atenção primária. Em caso de resultado positivo, pode-se então iniciar o tratamento.

Embora não haja pontos de testagem específicos durante o Carnaval – como tendas -, Denise destaca que a van “Van Bora”, serviço da Secretaria Municipal de Saúde, circula nos dias de funcionamento, oferecendo testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C na cidade.

Com essas medidas, Denise entende que o Rio de Janeiro ajuda a promover um Carnaval mais seguro e consciente.

Serviço

As ações com a Van Bora começarão às 18h e terminarão 00h/01h. Confira a programação:

Sexta-feira – Praça do Lido (Banda do Lido) – Copacabana

Sábado – Praça Saens Pena – Tijuca

Domingo – Grajaú / Praça Verdun

Segunda – Avenida 28 de Setembro – Vila Isabel

Redação da Agência de Notícias da Aids