O Plenário da Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta terça-feira (14), o Projeto de Resolução 16/2019, que cria a Frente Parlamentar de Controle das IST/HIV/Aids e Tuberculose. De autoria do vereador Celso Giannazi, do PSOL, essa é a primeira vez que a cidade terá uma Frente Parlamentar para debater a temática.

Em entrevista à Agência Aids, Giannazi contou que está muito feliz com a aprovação e que as discussões sobre aids e tuberculose são urgentes. “Um dos argumentos que usei para convencer os outros vereadores a votar pela criação desta Frente foi de que na pandemia de Covid-19 cresceu muito os novos casos de ISTs, muita gente abandonou o tratamento.”

Segundo o vereador, a Frente vai existir para contribuir com a formulação de políticas públicas tanto para a prevenção, como para o tratamento da população com HIV e tuberculose, principalmente nas periferias do município.”

Giannazi acrescentou ainda que a Frente é uma demanda da sociedade civil, do Movimento Paulistano de Luta Contra Aids (Mopaids) e vem para incentivar as políticas públicas de ISTs, HIV e tuberculose. “O projeto foi aprovador e agora segue para sanção do prefeito Ricardo Nunes. Vamos trabalhar para que a Frente seja implantada o mais rápido possível. Também vamos chamar os movimentos sociais de aids e tuberculose e especialistas para uma audiência pública. A ideia é elaborar ações já pensando no primeiro de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra Aids. Precisamos conscientizar a população sobre a importância da prevenção.”

Educação sexual nas escolas

O debate sobre educação sexual será uma das temáticas de discussão da Frente. “Queremos levar essa discussão para dentro das escolas. Sabemos que há muitos vereadores que vão se opor, mas defendemos que este é um caminho para ampliar o debate com os nossos adolescentes e jovens. A Frente é suprapartidária, ou seja, de responsabilidade de todos os vereadores. Por isso, vamos lutar para termos uma frente parlamentar ampla.”

Questionado sobre quais são os vereadores que já sinalizaram que vão participar ativamente dos debates, Giannazi citou Eduardo Suplicy, a Bancada Feminista do PSOL, coautores do projeto, além dos vereadores Carlos Alberto Bezerra e Eli Corrêa.

“É uma grande vitória do movimento de aids. Essa Frente Parlamentar é de suma importância para o fortalecimento do SUS e do enfrentamento dessas duas grandes epidemias”, comemorou via Instagram a parlamentar Carolina Iara, da Bancada Feminista do PSOL.

 

Redação da Agência de Notícias da Aids

Dica de entrevista

Assessoria de Imprensa Vereador Celso Giannazi

Tel.:  (11) 3396-4305