Meta da unidade, um dos centros de testagem do imunizante da farmacêutica Johnson & Johnson’s, é aplicar as doses da fase 3 de testes em 1 mil voluntários. Triagem está em andamento e cadastro de interessados pode ser feito online.

O Hospital PUC-Campinas (SP) completou nesta sexta-feira (20) 200 testadosna fase 3 da vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica Johnson & Johnson’s. Diretor do Centro de Pesquisa do hospital, Danilo Villagelin disse ao G1 que voluntários estão bem e que reações foram mínimas e pontuais, como dor no corpo, mal-estar e febre eventual.

“O resultado agora é bem positivo. Esses pacientes que entraram no estudo, que receberam ou a vacina ou o placebo, estão bem de saúde. Os que tiveram reações, foram reações mínimas e pontuais, como dor no corpo, mal-estar, eventualmente uma febre. Mas todos os sintomas demoraram menos de 24 horas para passar, passaram com antitérmicos gerais, nada específico.”, explicou o médico à frente da testagem.

 

A vacina desenvolvida pela empresa do grupo Janssen Pharmaceuticals, a Ad26.COV2.S, é de dose única, e os testes estão sendo realizados não só com profissionais de saúde, mas também com estudantes e moradores de Campinas e região de outras profissões.

Até esta quinta (19), 4.157 pessoas já tinham se cadastrado para a triagem de voluntários. A meta é que o teste alcance1 mil pessoas. Os cadastros seguem abertos e são feitos online no site do Hospital da PUC.

“Agora, o nosso foco vai ser principalmente naqueles pacientes maiores de 60 anos, que podem ou não ter comorbidades. As pessoas que desejarem ser voluntárias, podem se cadastrar no site do Hospital da PUC que vão ser chamados pela nossa equipe do centro de pesquisa.”, informou Danilo Villagelin.

 

Entre os 200 primeiros testados, já há alguns idosos, segundo a unidade, e também moradores das cidades de Sumaré, Hortolândia e Jaguariúna, além da metrópole.

Quem pode participar do estudo?

  • Pessoas na faixa de 18 e 59 anos.
  • Pessoas acima de 60 anos – cadastro foi liberado após solicitação da Johnson.
  • Profissionais da saúde e de outras áreas.
  • Pessoas que testaram positivo para coronavírus e também as que não tiveram contato com o vírus.
  • Pessoas com ou sem comorbidades.

Não podem participar:

  • Gestantes e mulheres que amamentam.
  • Menores de 18 anos.
  • Mulheres que planejam ficar grávidas no próximo ano.
  • Pessoas em tratamento para câncer.
  • Pessoas que usam medicamentos com alta dose de corticóide.

Fonte: The Good News Coronavirus