O Ministério da Saúde ampliou neste mês de julho, a faixa etária para vacinação contra o Papilomavirus humano (HPV ) da população masculina imunossuprimida. Assim, pessoas vivendo com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos com até 45 anos de idade poderão ser imunizados contra a infecção sexualmente transmissível, que causa diversos tipos de cânceres, entre eles, o de colo uterino, de vulva, vagina, ânus, orofaringe e de pênis.

A ampliação da faixa etária segue uma recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações, acatada pelo Programa Nacional de Imunização e pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis e passa a ser normatizada para todos os estados da Federação a partir deste, conforme comunicado divulgado pelo Ministério da Saúde.

Atualmente o órgão federal disponibiliza a vacina HPV quadrivalente contra os HPV 6,11,16,18 para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos e pessoas imunossuprimidas na faixa etária de 9 a 45 anos para mulheres e de 9 a 26 anos para homens, que agora passa para 9 a 45 anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 630 milhões de homens e mulheres estão infectadas pelo HPV no mundo e, no Brasil, de 9 a 10 milhões. Supõe que a cada ano, 700 mil casos novos da infecção surjam.

Papilomavírus humano (HPV)

O papilomavírus humano (HPV) é a infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. Está associado ao desenvolvimento da quase totalidade das neoplasias de colo de útero, bem como a diversos outros tumores em homens e mulheres. A vacinação contra HPV é uma das intervenções mais efetivas para prevenir a infecção por esses vírus e o desenvolvimento de tumores relacionados ao HPV.

O câncer de colo de útero é a segunda neoplasia maligna mais comum na população feminina mundial. No Brasil, é o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres, sendo superado apenas pelo câncer de pele não melanoma, mama e colorretal, e a quarta causa de morte por câncer em mulheres. Estima-se cerca de 16 mil novos casos e uma média de 5 mil mortes por ano.

O HPV é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer.