12/02/2012 – 10h

O ativista José Roberto Pereira deixará a vice-presidência do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo para ser o responsável pela Articulação com a Sociedade Civil no Programa Municipal de DST/Aids da capital paulista. O anúncio foi feito na última sexta-feira, 10 de fevereiro, durante a reunião mensal do Fórum.

Há mais de 22 anos como ativista na militância comunitária, Betinho, como é conhecido, já atuou pelo Centro Franciscano de Luta Contra Aids (Cefran), Pastoral da Aids, Projeto Bem Me Quer e, desde 2011, integrava a diretoria do Fórum.

Além das diversas manifestações públicas pelos direitos das pessoas vivendo com HIV e aids, Betinho representou por diversas vezes a sociedade civil em reuniões de articulação com órgãos governamentais. Em 2010, por exemplo, ele foi uma das lideranças do movimento social na Comissão Nacional de Aids (CNAIDS), onde foi aprovada uma carta ao então ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pedindo uma reavaliação do fluxo de medicamentos antirretrovirais no País.

“Não estou deixando a luta contra aids. A partir de agora vou lutar com outros instrumentos, mas a base ideológica em favor da vida contra a aids continua”, disse à Agência de Notícias da Aids.

Para ele, mesmo no governo será possível conseguir avanços frente a epidemia. “Acredito que posso ser também como uma voz da sociedade civil no espaço governamental”, contou.

No entanto, ele reconhece que a decisão de fazer parte do governo não está sendo fácil. “São muitos anos de militância, mas este parece ser o destino de ativistas que assumem espaços importantes em negociações com o governo”, afirmou.

O Presidente do Fórum de ONG/Aids de São Paulo, Rodrigo Pinheiro, homenageou Betinho com um certificado pelo seu compromisso na luta contra aids e pelos direitos humanos.

“Não se esqueça que nosso lema é lutar contra aids”, disse Rodrigo para Betinho.

Emocionado, o ativista ficou surpreso e feliz com a homenagem e a forma com que seus colegas do movimento social o trataram. “Estou me sentindo acolhido”, declarou Betinho.

Talita Martins