14/12/2015 – 19h

A prefeitura de São Paulo criou um aplicativo de busca de medicamentos para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizam a rede municipal. Com a ferramenta, os usuários localizam em quais postos de saúde está disponível o remédio e também como chegar até o endereço. O serviço “Aqui Tem Remédio” foi lançado nesta segunda-feira (14), pelo secretário municipal de saúde, Alexandre Padilha. São 280 tipos de medicamentos disponibilizados em 478 unidades, espalhadas em um território de 1.509 Km2.

A ferramenta foi desenvolvida em dois meses, com um grupo de trabalho que envolveu 20 pessoas. Um dos objetivos é facilitar o acesso dos pacientes aos medicamentos. De acordo com a secretaria, por outro lado, o aplicativo facilitará o trabalho dos profissionais que cuidam das farmácias das unidades.

O remédio mais distribuído na rede municipal é o omeprazol (20mg), para tratamento gástrico. Os fármacos para diabetes e hipertensão, metformina e enalapril, respectivamente, também listam entre os mais procurados nas unidades.

O serviço pode ser acessado através do site aquitemremedio.prefeitura.sp.gov.br. Nos celulares, o aplicativo estará disponível em IOS e Android.

O "Globo" testou o aplicativo na manhã desta segunda-feira, com dois medicamentos comuns, e localizou 12 endereços com estoques disponíveis. A maior parte dos medicamentos está disponível em todas as farmácias da rede municipal e não possuem condições específicas de prescrição e entrega. Todavia, há remédios que exigem o cumprimento de regras próprias (uso exclusivo em determinadas condições clínicas, prescrição por médico especialista ou preenchimento de formulários).

A seleção de medicamentos distribuídos pela Secretaria da Saúde à população do município de São Paulo obedece às diretrizes da Política Nacional de Medicamentos e baseia-se nas prioridades nacionais e municipais de saúde, bem como na segurança, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade e na disponibilidade dos produtos.

Fonte: O Globo