A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou hoje um novo ensaio clínico de vacina contra covid-19. O desenvolvimento clínico está sendo patrocinado pela biofarmacêutica canadense Medicago R&D Inc e pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK), responsável pelo desenvolvimento do adjuvante da vacina.

De acordo com a agência, o ensaio clínico aprovado é de fase 2/3, randomizado, cego para observador, controlado por placebo, para avaliar a segurança, eficácia e imunogenicidade da vacina em adultos com 18 anos de idade ou mais. O ensaio clínico é composto por três estágios e o Brasil participará do estágio 3, que corresponde à fase 2/3 do estudo.

A vacina em teste usa tecnologia de partícula semelhante ao coronavírus (CoVLP) e é composta da proteína S expressa em forma de partículas parecidas com vírus (VLPs), coadministradas com um adjuvante. Ela será aplicada em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas. É o quinto estudo de vacina contra o coronavírus autorizado pela Anvisa.

Fonte: UOL