Em uma amostra global de 60 países com alta prevalência de HIV, apenas 8% incluíram totalmente as pessoas trans em todos os aspectos de seus planos estratégicos nacionais de HIV. Alguns desses países não fizeram nenhuma menção às pessoas trans, de acordo com pesquisa apresentada na 24ª Conferência Internacional de Aids (Aids 2022).

Mulheres trans têm 66 vezes mais chances de viver com HIV do que a população adulta em geral, enquanto homens trans têm quase sete vezes mais chances de viver com HIV. Assim, há uma clara necessidade de inclusão explícita de pessoas trans nos planos estratégicos nacionais de HIV.

“O que vemos é que os dados nem sempre significam inclusão”, disse Jennifer Sherwood, da amfAR, na conferência. “Internacionalmente, temos um reconhecimento quase universal de que as populações trans são uma população-chave. Eles estão incluídos nos documentos de todos os principais financiadores globais e instituições políticas – que apontam para o reconhecimento de maior risco e a necessidade de serviços especializados – no entanto, até que ponto os governos e documentos nacionais incluem pessoas trans é uma questão em aberto.”

Sherwood e colegas realizaram uma revisão dos planos estratégicos nacionais de HIV para buscar a inclusão de populações trans. Os planos estratégicos nacionais são documentos cruciais que identificam tanto as populações como as estratégias a serem priorizadas na resposta ao HIV de um país. Eles também descrevem metas e indicadores nacionais para acompanhar o progresso, bem como frequentemente relatam os orçamentos que foram alocados. Esses planos são usados ​​por governos, defensores e financiadores internacionais.

Uma amostra de 60 planos de países com maior prevalência de HIV de cinco regiões foram selecionados para inclusão. Cada plano estratégico nacional foi analisado para inclusão de trans em cinco seções: narrativa, dados epidemiológicos, indicadores e metas de monitoramento e avaliação, atividades em todo o cuidado contínuo do HIV e orçamentos.

Descobertas

Foram analisados ​​planos estratégicos nacionais para países com maior prevalência de HIV na África Oriental e Austral (16), África Ocidental e Central (15), Ásia e Pacífico (13), América Latina e Caribe (9) e Europa Oriental e Central Ásia (7).

Entre todos os planos estratégicos nacionais, 65% mencionaram pessoas trans em pelo menos uma seção. No entanto, apenas 8% incluíram pessoas trans em todas as cinco seções principais. Exemplos desses países incluem a República Dominicana, Malásia e Paquistão. Países como China, Vietnã, Etiópia e Tanzânia não incluíram pessoas trans em seus planos estratégicos nacionais.

A inclusão variou em diferentes partes dos documentos, com 62% dos países mencionando pessoas trans geralmente na seção narrativa dos planos, 38% na seção de atividades, 23% nos indicadores e metas, 20% nas seções de epidemiologia e apenas 13 % nas seções de alocação orçamentária.

No entanto, diferenciar as populações trans de outras populações-chave é crucial. “Quando olhamos para indicadores e atividades, realmente queremos pressionar para ver as comunidades trans separadas, especialmente de homens que fazem sexo com homens (HSH)”, disse Elise Lankiewicz da amfAR. “A comunidade de saúde pública tradicionalmente agrupa HSH e pessoas trans em dados e atividades epidemiológicas. Realmente não é assim que deveria ser.”

“Países como China, Vietnã, Etiópia e Tanzânia não incluíram pessoas trans em seus planos estratégicos nacionais.”

Os autores recomendam que os governos se envolvam significativamente com as comunidades trans ao formular planos estratégicos. Financiadores internacionais, como o Fundo Global e o PEPFAR, podem fornecer assistência técnica e financiamento para organizações da comunidade trans, mas também podem exigir a inclusão de trans em qualquer pesquisa que estejam financiando. Os defensores precisam decidir o que desejam incluir no plano estratégico de seu país (por exemplo, metas orçamentárias trans específicas para a prevenção do HIV ou o uso de navegadores de pares para realizar atividades de teste de HIV) e a melhor forma de se envolver com funcionários do governo para garantir representação e inclusão. Engajar-se cedo é a chave para este processo.

Aumentando o engajamento trans em três países africanos

“No Quênia, a cada cinco anos, um plano estratégico nacional é lançado”, disse Alesandra Ogeta, da organização de defesa trans queniana Jinsiangu. “Precisávamos saber o que pedir e defender, e quando defendê-lo. Fomos muito claros sobre quais eram nossas prioridades quando abordamos o governo e o que estávamos pedindo. Observamos que outras populações-chave, como HSH, mulheres trabalhadoras do sexo e pessoas que usam drogas injetáveis, foram mencionadas, mas as pessoas trans não foram. Isso limita os orçamentos e o planejamento para acesso aos serviços. Se não há dados, não há inclusão, não há menção direcionada à população”.

Jay Mulucha, da Fem Alliance, Uganda (FEMA), falou sobre a histórica falta de inclusão de pessoas trans em seu plano estratégico e como sua organização treinou ativistas trans para defender a inclusão na próxima revisão do plano estratégico nacional. “Muitas pessoas trans em Uganda não estavam cientes da existência do plano estratégico nacional. Assim, esta iniciativa foi uma experiência fortalecedora. A comunidade trans agora está mais do que nunca muito interessada em participar da próxima revisão.”

Da mesma forma, muitas pessoas trans na Zâmbia não conheciam o plano nacional nem os serviços que já estavam disponíveis. “A maioria dos membros da comunidade não entende o que é o quadro estratégico nacional da AIDS, eles não entendem que podem facilmente entrar em uma unidade de saúde e obter serviços”, disse Chengo Chintu, da Associação Transbantu. Chintu enfatizou a necessidade de conscientizar sobre o que serviços estão disponíveis, em vez de apenas trabalhar na inclusão no plano estratégico nacional.