Nessa terça-feira (27), a Agência de Notícias da Aids fará o lançamento do documentário Youtubers e HIV, no CineSesc, em São Paulo. A entrada é gratuita e, logo após a sessão, haverá debate com as participações da jornalista e diretora da obra Roseli Tardelli, do youtuber João Geraldo Netto e de Adriano Caetano, consultor do Unicef na área saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos.

O documentário apresenta jovens que vivem com HIV e utilizam seus canais no youtube para falar de suas experiências com o vírus. Afeto, sexualidade e prevenção estão no roteiro que conta com as participações de Gabriel Estrela, João Geraldo Netto, Rafael Bolacha, Gabriel Comicholi, Daniel Fernandes e Pisci Loka.

Gabriel Comicholi usou seu canal para fala sobre suas experiências e tratamento desde o dia em que recebeu o diagnóstico. Gabriel afirma que não é uma vítima, e que o canal é uma ferramenta de conscientização, Gabriel apresenta no HDiário as reações ao tratamento e um pouco do seu dia a dia. O canal conta com mais de 35 mil inscritos e quase um milhão e quinhentas mil visualizações.

Em Boa Sorte, Gabriel Estrela conta com as participações de especialistas para debater o assunto. Estrela convive com a doença desde 2010. Com mais de 29 mil inscritos e 800 mil visualizações, vale destacar Pessoas com Aids Devem ser Expostas?  Pra Onde Vão as Crianças com Aids? e A Solidão de Quem Convive com Aids.

Lançado em 2016, Prosa Positiva de Daniel Fernandes tem como destaque depressão e suicídio além de outros sobre comportamento, tratamento e prevenção. O canal possuí mais de 137 mil visualizações e mais de três mil inscritos.

Já João Geraldo Netto, que convive com a doença há dez anos, aborda no Super Indetectável como os soropositivos são amparadas pela justiça, no caso os direitos assegurados pelo Ministério da Saúde. Vale destacar as nove maiores mentiras que falam sobre a Aids, primeiros sintomas e contar ou não contar que tem a enfermidade estão na lista.

Em Chá dos 5, Rafael Bolacha, artista, produtor cultural e idealizador do projeto Uma Vida Positiva, aborda com muito bom humor  temas sobre sexo, prevenção e cuidados e os maiores erros que as pessoas cometem durante uma relação sexual.

Pisci-Bruxa é ativista, membro da articulação política da Rede de Jovens SP+, uma das fundadoras do Coletivo Loka de Efavirenz, mesmo nome de seu canal, mestranda em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, pesquisa o processo de criminalização da transmissão do HIV.

Exibições

Para garantir o ingresso, é preciso chegar 1h30 antes da sessão. O documentário também será exibido no canal Futura no dia 1 de Dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, e na TV Cultura em data a ser divulgada. A realização da obra contou com apoio do Departamento de IST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Linha de Montagem e Via TV.

O documentário teve apoio do Ministério da Saúde e da GSK Brasil (GlaxoSmithKline).

 

Mais informações

Endereço: Rua Augusta, 2075 – São Paulo

Horário: 20h30