A Agência Aids completou 19 anos neste mês de maio. Em homenagem ao aniversário, recebemos nos últimos dias dezenas de vídeos de especialistas e ativistas sobre a trajetória da Agência. Confira a seguir as mensagens de duas especialistas no assunto: Maria Cristina Abatte, coordenadora da Coordenadoria Municipal de IST/Aids de São Paulo, e da diretora do Unaids Brasil, Claudia Velasquez.

Claudia Velasquez – Brasília

Claudia Velasquez é diretora e representante do Unaids no Brasil desde 2020. Natural dos Estados Unidos, Claudia ocupava o posto de assessora sênior de Intervenção Estratégica no Escritório de País do Unaids para a África do Sul desde 2017, onde trabalhou com foco particular na abordagem de fatores sociais e estruturais para a resposta ao HIV em cidades e programas de base comunitária.

Antes da África do Sul, ela trabalhou por sete anos no Escritório Regional do Unaids para a América Latina e o Caribe como assessora sênior de Informação Estratégica, liderando uma equipe de assessores de País e fornecendo suporte técnico direto aos escritórios nacionais do Unaids e a governos nacionais para desenvolver estimativas sobre a epidemia de HIV, informar sobre o progresso da resposta nacional e desenvolver capacidade de monitoramento e avaliação. Cláudia iniciou sua carreira na ONU como assessora de Informação Estratégica no escritório do Unaids em Angola, orientando o desenvolvimento de estimativas de HIV e fortalecendo a capacidade local de reportar sobre a epidemia e a resposta.

Maria Cristina Abatte – São Paulo

A psicóloga Maria Cristina Abbate se dedica ao combate à aids na cidade de São Paulo há mais de 30 anos. Foi uma das organizadoras do primeiro SAE (Serviço de Assistência Especializada em DST/Aids) do município de São Paulo, o SAE Herbert de Souza, em Sapopemba, onde trabalhou até 2001.

Entre 2001 e 2003, coordenou o setor de prevenção do então Programa Municipal de DST/Aids, assumindo pela primeira vez a coordenação geral em meados de 2003. Deixou a coordenação do Programa no início de 2011 para ser assessora de gabinete do secretário de Saúde Januário Montone. Em 13 de fevereiro de 2017, reassumiu a coordenação da Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, hoje denominado Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Depois de mais de três anos trabalhando com a PrEP dentro dos serviços da Prefeitura da Cidade de São Paulo, implantou o projeto PrEP na Rua, no final de junho de 2021. Em novembro do mesmo ano, sob sua gestão, foi inaugurada uma unidade itinerante do Centro de Testagem e Aconselhamento, o CTA da Cidade.

Redação da Agência de Notícias da Aids