O projeto Viva Melhor Sabendo Jovem (VMSJ) realiza nesta quinta-feira (18) uma ação de testagem e aconselhamento sobre HIV na sede do Instituto Peabiru, no bairro do Reduto, em Belém. A ação pretende com o objetivo de ampliar a testagem entre jovens e adolescentes, de 14 a 29 anos, na cidade.

O projeto VMSJ defende a bandeira dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de adolescentes e jovens.

“Especialmente falando da prevenção combinada, o HIV e as outras IST’s, com destaque para o autoteste HIV que é o que nós estamos trabalhando atualmente. Por isso, toda a estratégia, mecanismo, tecnologia, que favorece, facilita testagem, prevenção, e até mesmo tratamento, em relação ao HIV/Aids, precisam ser priorizados”, disse o articulador social do projeto pelo Instituto Peabiru, Edgar Barra.

O autoteste é realizado de forma simples e rápida e pode ser feita pela própria pessoa. Além da entrega do autoteste, o projeto realiza atendimento telefônico especializado com o intuito de aumentar o acesso de adolescentes e jovens mais vulneráveis ao diagnóstico oportuno para o HIV.

“Para ter acesso ao insumo o/a adolescente e jovem entra em contato com nosso telefone e é atendido(a) por um técnico especializado em aconselhamento pré e pós-teste. A entrega do autoteste é agendada em local de fácil acesso para adolescentes e jovens encontrarem o/a mobilizador(a) do projeto, e por fim chega às mãos delas/deles. O/a adolescente tem a opção de realizar o autoteste em casa ou tendo o acompanhamento dos mobilizadores do projeto”, explica Edgar.

Na entrega do insumo, os jovens recebem orientações sobre como funciona o autoteste, riscos, potencialidades, janela imunológica, além do uso de preservativos e prevenção combinada, bem como, passam por uma entrevista para registro junto a um(a) técnico(a) do projeto. O atendimento aos adolescentes e jovens é gratuito, funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h e pode ser solicitado pelo telefone (91) 9 9197-0299.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na região metropolitana de Belém, em 2019 foram notificados 260 casos positivos para o HIV em pessoas entre 14 e 29 anos.

Já em 2020, até o mês de março foram notificados mais 50 novos casos na mesma faixa de idade, sendo 52% dos 96 casos notificados de todas as faixas etárias.

A ação é realizada em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Instituto Peabiru, Prefeitura de Belém, Governo do Pará e outras organizações sociais.

Serviço

Ação de testagem e aconselhamento para o HIV
Data: 18 de Fevereiro
Local: Rua Ó de Almeida, 1083 – Reduto – Sede do Instituto Peabiru
Horário: 14 às 18 horas
Serviço gratuito

Fonte: G1