A ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids) vem a público manifestar total solidariedade aos companheiros da Dirección de Sida, Enfermedades de Transmisión Sexual, Hepatitis Virales, Tuberculosis y Lepra, do Ministério da Saúde da Argentina. Lamentamos profundamente as recentes e desastrosas decisões políticas do governo daquele país que extinguiu, entre outros órgãos, o Ministério da Saúde e realizou cortes orçamentários no Programa de Aids.

Para a ABIA, estas infelizes decisões não se alinham no atual esforço em ampliar a resposta mundial a aids e simboliza um grande retrocesso na resposta à epidemia na Argentina e no mundo. Confira a nota oficial dos servidores De La Dirección de Sida, Enfermedades de Transmisión Sexual, Hepatitis Virales, Tuberculosis y Lepra ao final desta notícia.

A ABIA também se une às redes e organizações regionais que trabalham com o HIV/aids na América Latina e no Caribe que expressaram rejeição à recente decisão do governo argentino de fechar o Ministério da Saúde e transformá-lo em secretaria. A ABIA reforça a solidariedade para com os argentinos vivendo com HIV e aids, os agentes de saúde locais e ativistas da aids, bem como para as redes e organizações regionais da América Latina que assinam o manifesto que replicamos ao final desta notícia.

Além da notícia da extinção do Ministério da Saúde, os argentinos iniciaram o mês de setembro com a pichação da sede da Fundación Huésped, que atua em defesa das pessoas vivendo com HIV/aids e pela prevenção e tratamento dignos na Argentina. A ONG também se solidariza com os colegas argentinos por mais este episódio de intolerância e violência.

Leia a nota oficial (em espanhol) dos Trabajadores De La Dirección de Sida, Enfermedades de Transmisión Sexual, Hepatitis Virales, Tuberculosis y Lepra aqui

Leia o manifesto (em espanhol) das redes e organizações regionais da América Latina aqui.

Fonte: ABIA