A jornalista Vanessa Rodrigues é a convidada da coluna “Senta aqui, com Marina Vergueiro” nesta segunda (22). Vanessa é mineira, tem 50 anos, é ativista pelos direitos das mulheres e mãe de dois jovens.

Em parceria com a jornalista Niara de Oliveira escreveu o livro “Histórias de Morte Matada contadas feito Morte Morrida”. As jornalistas analisam criteriosamente a forma como os feminicídios foram narrados pela imprensa escrita brasileira nos últimos 40 anos. Lançado pela Drops Editora em dezembro de 2021, a publicação tem apresentação de Cecília Oliveira e prefácio de Maíra Kubík Mano.

As autoras mergulharam em matérias publicadas sobre o assassinato de mulheres por motivações misóginas, incluindo casos como os de Ângela Diniz e Eliane de Grammont, até Sandra Gomide, Eloá Pimentel, Eliza Samudio, Viviane do Amaral, Viviane Sptinizer, Patrícia Accioli, Marielle Franco e outras vítimas de menor repercussão, mas com igual importância. O conteúdo levanta também uma discussão sobre temas ainda pouco abordados, como o feminicídio de mulheres trans e indígenas, os realizados por razões políticas e a situação das crianças órfãs do feminicídio.

Marina Vergueiro e Vanessa Rodrigues conversam ao vivo pelo Instagram oficial da Agência Aids.

Serviço:

Coluna ‘Senta Aqui, com Marina Vergueiro’

22 de agosto, às 21h
No Instagram da Agência Aids: @agenciaaids