Em março, mês da mulher, a Agência de Notícias da Aids está realizando uma série de lives em homenagem às mulheres. A ideia é reunir diferentes gerações e dar voz a elas em tempos do novo coronavírus. Com o tema Mulheres e suas dimensões na atualidade, o segundo debate será nesta terça-feira (9), às 21h, sobre “Mulher, Ativismo e Maternidade”.

A professora Jenice Pizão, uma das fundadoras do Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas, estará à frente da conversa, com outras integrantes do MNCP. Conheça nossas convidadas:

Jenice Pizão

Professora de história aposentada, ao lado de Nair Brito, fundou em 2004 o histórico Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas e passou treze anos se dedicando quase integralmente a ele. Não dá para fazer as contas de quantas viagens, oficinas, projetos, manifestações ela liderou, tendo como meta conscientizar e empoderar as mulheres com HIV/aids. Divorciada, ela mora em Campinas (SP) e completa 62 anos em março.

 

 

Jacqueline Côrtes

É integrante do Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas (MNCP) e do Movimento Latino-americano e do Caribe de Mulheres Positivas (MLCM+). Mulher transgênero, mãe e soropositiva, também já atuou no Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). No filme “Meu Nome é Jacque”, sua história fica evidente ao retratar o longo caminho percorrido por Jacque rumo à sua identificação como mulher trans à descoberta, em 1994, de que vivia com HIV.

 

Heliana Moura

Graduada em Serviço Social com especialização em Direitos Humanos; atua no CTA UAI em Belo Horizonte; pesquisadora da FIOCRUZ, no Projeto Reconectando Vidas, para PVHIV; mulher vivendo com HIV há 25 anos; integrante do MNCP e RNP+  e a mais linda missão que é ser mãe de Izabelle e Matheus.

 

Georgina Machado

Carioca, atualmente morando na cidade de Aracaju, Sergipe, é mãe de três filhos. Há 24 anos descobriu ser uma mulher vivendo com HIV/aids. É integrante do Movimento Nacional de Cidadãs Posithivas desde o  Projeto Cidadã Posithiva I – etapa Nordeste. “Eu vivo posithivamente a cada dia, com a esperança e coragem de mãos dadas contra o estigma e o preconceito!”

 

Redação Agência de Notícias da Aids

 

Serviço:

 

Live: “Mulheres e suas dimensões na atualidade – Mulher, Ativismo e Maternidade”

Quando: Terça-feira, 09 de março de 2021

Horário: 21h

 

Para acompanhar, basta acessar os links abaixo:

 

TV Agência Aids: agenciaaids.com.br (na parte inferior da homepage)

Youtube: https://youtu.be/8GqsMVrKKqw

Facebook: http://ibit.ly/Deao