Aconteceu nesta quinta-feira (23) o lançamento da programação oficial da 28ª Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, que será realizada no dia 2 de junho, na Avenida Paulista. O evento aconteceu no Hotel Renaissence e foi conduzido pelos apresentadores Fefito e Lisa Gomes, que deram início com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Neste ano, a Parada vai às ruas sob o tema “Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo – Vote consciente por direitos da população LGBT+”, buscando mobilizar a comunidade para assumir um papel ativo na escolha de seus representantes, a fim de superar as barreiras existentes no Legislativo.

Nelson Matias Pereira, presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOLGBT-SP), destacou que ao longo dos anos, os temas abordados pela Parada não foram celebrações apenas, mas aclamações por direitos fundamentais, como a ratificação o do nome para pessoas trans, o casamento homoafetivo, a criminalização da LGBTfobia, entre outras tantas importantes conquistas. “Este ano o tema convoca cada um a refletir sobre o poder do nosso voto e exigir representantes comprometidos com políticas afirmativas inclusivas. Mais do que o voto consciente, nós precisamos ter o voto crítico. Só assim mudaremos esse cenário caótico que vivemos nas casas legislativas, que há anos insistem em nos colocar como cidadãos de segunda categoria. Quero encorajar todos a trazer consigo as cores nacionais da nossa bandeira. Não vamos permitir que o símbolo de inclusão seja apropriado por discurso de exclusão”, afirmou.

Ainda sobre a escolha de convocar o público a vestir verde e amarelo, André Fischer, Diretor de Comunicação da APOLGBT-SP, agradeceu à Madonna e Pablo Vittar por trazerem de volta as cores à comunidade, reforçando também o quanto a conscientização e empatia social são fundamentais para que se estabeleça um debate qualificado e aprofundado para superar resistências e avançar na legislação específica que combata a LGBTfobia.

Pela primeira vez desde 1997, a Parada fará um trajeto diferente: este ano, devido às obras que acontecem na Avenida Paulista, os trios percorrerão o lado ímpar da avenida. O público será orientado a entrar no evento pelas ruas Haddock Lobo e Bela Cintra. A expectativa é que o evento movimente cerca de R$700 milhões e arrecade R$90 milhões em impostos.

A Parada também estabeleceu uma parceria inédita com a prefeitura para ações de sustentabilidade mais efetivas. Serão instalados 100 ecopontos ao longo da Avenida Paulista e da Rua da Consolação para recolhimento de resíduos. Haverá também a presença de catadores para auxiliar na limpeza do trajeto e, após o evento, serão plantadas árvores para compensar as emissões de CO2.

Diversas ações buscam tornar o evento ainda mais inclusivo em 2024, entre elas os casamentos de dois casais homoafetivos, dois novos palcos e rodas de conversa com temas como racismo e empoderamento feminino, além de testagem de ISTs, bloco de pessoas com deficiência e mais.

Antes da Parada, o público também vai poder participar da 23ª edição da Feira Cultural da Diversidade LGBT+, que será realizada no dia 30 de maio de 2024, quinta-feira, feriado de Corpus Christi, no Memorial da América Latina, das 10h às 21h. A entrada é gratuita com pré-cadastro pelo site Sympla.

Cristina Abbate, Coordenadora de IST/Aids do município de São Paulo, esteve presente no evento para anunciar o lançamento de máquinas de dispensação de PrEp e PEP. “As máquinas são uma inovação no acesso à prevenção ao HIV e foram anunciadas hoje ao público presente no evento da Associação da Parada do Orgulho de São Paulo deste ano, com quem tradicionalmente desenvolvemos parcerias que buscam levar os serviços especializados à população LGBT+. Seu lançamento na Feira da Diversidade e no Camarote Solidário da Agência Aids, ambos em consonância com o Mês do Orgulho, simboliza também este olhar cuidadoso para a comunidade, que tem sido desproporcionalmente impactada pela epidemia de HIV nas últimas décadas”, declarou à Agência Aids.

Confira os destaques da programação de alguns dos 16 trios elétricos:

Trio Amstel – Artista: Glória Groove
Trio Burger King – Artista: Banda UÓ
Trio Loreal Brasil – Artistas: Sandra de Sá e Ludmillah Anjos
Trio Terra – Artistas: Tiago Abravanel, Filipe Catto e Minhoqueens
Trio Vivo – Artista: Pabllo Vittar

 

Marina Vergueiro (marina@agenciaaids.com.br)