No Dia Mundial de Combate à Aids órgãos públicos, ONGs e empresas se mobilizam para realizar ações de conscientização, prevenção e luta contra estigma e preconceito em relação ao HIV. No ano de 2020, em meio à pandemia do coronavírus, muitas iniciativas acontecerão em formato online permitindo, assim, que mais pessoas participem, independente da região onde vivem.

O Dezembro Vermelho surgiu em 1987, quando a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra o HIV e transmitir compreensão, solidariedade e apoio a quem vive com o vírus. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988, pelo Ministério da Saúde.
 
Veja algumas das principais iniciativas quem vão acontecer no Brasil em alusão à data.

 

Missão Resplandescer em Duque de Caxias

 

Associação Missão Resplandescer realizará ações online e presenciais. “Através do nosso advocacy conseguimos estabelecer o Dezembro Vermelho na cidade”, conta orgulhosa a presidente da instituição, Cleide de Araújo. No dia 01 de dezembro a ONG estará na praça central do muncípio, a Praça do Pacificador, nas estações de trens e nas principais ruas de grande movimentação da cidade com o projeto Camelô Educativo.

A iniciativa conta com a parceria do Fórum de ONGs Aids da região (Focaids), que reúne cinco instituições que atuam no combate ao HIV. Além disso, a ONG também celebra seu vigésimo aniversário, no dia 10 de dezembro, com lives e debates. “Nesses 20 anos de muita luta e desafios, nós também conquistamos muito.”

“Além da lei do dezembro vermelho, conquistamos o plano municipal de Feminização da Aids, a frente parlamentar de aids e tuberculose, a organização do Fórum Municipal das Organizações da Sociedade Civil na Luta Contra Aids (o Focaids), também estamos inseridos em algumas cadeiras de controle social nos espaços públicos, como no conselho municipal de saúde, e criamos ali, a comissão de aids. Estamos também no Conselho da Criança e do Adolescente e nos Fórums de Discussão sobre Direitos no município”, afirma Cleide.

Para acompanhar o trabalho clique aqui.

 

 

ONG Gestos e O Dia de Doar

A Gestos, ONG de Pernambuco, pretende utilizar o 01 de dezembro e para engajar ainda mais pessoas nas ações realizadas pela ONG para melhorar a vida de quem vive com HIV e aids.

A intenção do Dia de Doar (ação liderada no Brasil pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR) é despertar a atenção da sociedade para a necessidade de abraçar causas que contribuam para a construção de um mundo melhor. No caso da Gestos, o propósito é sensibilizar apoiadores que permitam à instituição alcançar a sustentabilidade financeira para, assim, ampliar seus projetos e impactar positivamente a vida de muito mais pessoas.

 

Para colaborar com a sustentabilidade da Gestos e abraçar às causas defendidas pela instituição, clique aqui. 

 

Live da Abia sobre HIV/aids em meio à pandemia

O que pensar sobre o futuro da resposta do HIV e aids num ano em que o novo coronavírus mudou completamente a rotina de toda a sociedade?

Esse será o tema que norteará a liver realizada pela Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, no dia 02 de dezembro. O evento vai contar com Jane Galvão (doutora em saúde pública) e Jorge Beloqui (direção do GIV/SP) para o debate, com coordenação de Richard Parker (diretor-presidente da Abia), sobre como a pandemia da Covid-19 tem impactado a resposta política ao HIV/aids, entre outros assuntos.

Nesta ocasião, também vai ser lançado o Dossiê ABIA – HIV/Aids e Covid-19 no Brasil. Clique aqui para acompanhar.

 

Drauzio Varella participa de programação online do Sesc Ceará, em Fortaleza

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Sesc Ceará promove uma live com o médico e escritor Drauzio Varella. Por meio do projeto Bazar das Letras, ele fala sobre a data instituída pela Organizações das Nações Unidas (ONU) e o livro Estação Carandiru, com mediação do médico Claudio Patrício. O bate-papo virtual acontece no YouTube do Sesc Ceará, no dia primeiro de dezembro, a partir das 10h. Dando continuidade à programação, o Dezembro Vermelho acontece durante o mês no Sesc Fortaleza, promovendo diversas atividades de conscientização e combate à aids.

A programação online ainda contará com palestra sobre cuidados com o manuseio e o descarte correto de perfuro cortantes e rodas educativas sobre mitos e verdades do HIV.

 

Já no presencial, haverá, no Sesc Ceará, haverá a Blitz Educativa para sensibilização para arrecadação de fraldas e itens de higiene pessoal a serem doados para instituição que cuida de crianças vivendo com HIV.

Clique aqui para conferir a programação completa.