Shanty Town In Lima Peru The Once Gray Houses Of The Impoverished District Of The Peruvian Capital Lima Shine In All Colors The Campaign Aims To Attract Tourists And Improve The Lives

Entre os dias 6 e 10 de outubro, a capital do Peru, Lima, será o palco da 5ª Conferência de Pesquisa para Prevenção do HIV (HIVR4P 2024), organizada pela International Aids Society (IAS). Reconhecida como a única conferência científica global inteiramente dedicada à pesquisa de prevenção do HIV, a HIVR4P ocorre a cada dois anos e deve reunir mais de 1.500 participantes de diversos países para trocar conhecimentos e discutir avanços e desafios na luta contra o HIV, um dos maiores desafios globais de saúde pública.

Segundo a IAS, a HIVR4P transcende o status de uma conferência científica tradicional: é um ponto de encontro para pesquisadores, ativistas, profissionais de saúde e tomadores de decisão comprometidos com o fim da epidemia de HIV. A conferência se propõe a ser uma plataforma global para o desenvolvimento de estratégias de prevenção mais eficazes, acessíveis e sustentáveis.

Em entrevista recente à Agência Aids, a infectologista Beatriz Grinsztejn, presidente do IAS, falou sobre as expectativas para o evento. “Lima foi escolhida por ser um local onde a gente sabe que a epidemia de aids ainda se encontra numa situação bastante complexa. As populações são extremamente vulneráveis, homens que fazem sexo com homens, travestis, mulheres trans, alto nível e altas incidências de HIV no Peru. O Peru é um grande centro de pesquisa em prevenção do HIV há décadas. Então, se justifica ter uma Conferência em Lima, é extremamente importante para nós, como região, extremamente importante para nós, enquanto pesquisadores na área de HIV e ISTs. uma diversidade maior. Pela primeira vez, homens trans e pessoas não binárias também foram incluídas no estudo. Então, vai ser muito interessante a gente poder apresentar em primeira mão os resultados em Lima, na nossa região, na América Latina. (leia mais)

“A HIVR4P é a única conferência científica global dedicada exclusivamente ao campo em rápida evolução da pesquisa de prevenção do HIV. Ela reunirá a comunidade científica global para abordar os maiores desafios e oportunidades na prevenção do HIV.”

HIVR4P 2024, a 5ª Conferência de Pesquisa para Prevenção do HIV

Avanços e perspectivas nas intervenções de prevenção

Entre os principais tópicos da HIVR4P estão os avanços na pesquisa de vacinas contra o HIV, uma área ainda sem uma solução definitiva, mas com progressos promissores em estudos clínicos. As vacinas seguem como uma meta essencial, ao lado de outras tecnologias preventivas, como os microbicidas e a profilaxia pré-exposição (PrEP). Esses métodos são apontados como alternativas eficazes para diferentes populações em situação de risco.

A PrEP, que já é amplamente utilizada como método de prevenção individual, ganha destaque na conferência como uma ferramenta de saúde pública capaz de reduzir a propagação do HIV em nível populacional. A modalidade PrEP Sob Demanda, por exemplo, tem mostrado resultados positivos para pessoas em risco intermitente de infecção, enquanto o tratamento como prevenção (TasP) reforça a importância da adesão ao tratamento como meio de reduzir a transmissibilidade do vírus.

Perspectiva social e comportamental

Para que as novas tecnologias de prevenção sejam realmente eficazes e aceitas, a HIVR4P aborda também os aspectos sociais e comportamentais que impactam diretamente na adoção dessas intervenções. Aspectos como o estigma, o acesso a serviços de saúde e as desigualdades socioeconômicas são discutidos, visando assegurar que as tecnologias preventivas atinjam e beneficiem as comunidades mais afetadas.

Aids no Peru

Com uma população estimada em 34 milhões de pessoas, o Peru enfrenta um importante desafio de saúde pública relacionado ao HIV/Aids. Segundo dados do Unaids, cerca de 110 mil peruanos vivem com o vírus, sendo 86 mil do sexo masculino. A prevalência entre adultos é de 0,5%, o que indica a necessidade de esforços contínuos para o combate e a prevenção da doença.

Em 2023, o país registrou aproximadamente 6.480 novos casos de HIV, representando uma diminuição significativa em comparação a 2022, quando foram contabilizados cerca de 9.530 casos. Este é um passo positivo, considerando que, em 2019, o Peru havia registrado o maior número de diagnósticos, com cerca de 9.870 pessoas afetadas.

A prevalência do HIV no Peru é de 10% entre homens que fazem sexo com homens, enquanto entre pessoas trans e travestis, essa taxa sobe para 30,9%.

Observadores

Nesta edição da HIVR4P 2024, a equipe da Agência Aids estará acompanhando o evento de forma remota, mantendo o público atualizado sobre os principais avanços e discussões da conferência. Profissionais de saúde e ativistas presentes em Lima, no entanto, vão contribuir diretamente com boletins em vídeo, destacando os pontos mais relevantes das sessões, os temas emergentes e as perspectivas para o futuro da prevenção ao HIV.

Estratégias humanizadas de recrutamento e retenção de pessoas trans em estudos clínicos – Agência AIDSEntre os colaboradores está a pesquisadora Paola Alves, coordenadora de Educação Comunitária da Casa da Pesquisa do CRT/Aids. Reconhecida pelo seu trabalho em conectar a comunidade trans às inovações na área da saúde, Paola trará contribuições sobre a perspectiva de educação e engajamento comunitário, abordando como essas ações são fundamentais para a adoção e eficácia das novas tecnologias de prevenção ao HIV.

A jornalista Fabi Mesquita Guarani, do Instituto Multiverso, também participará, registrando suas impressões sobre os debates focados em comunicação e prevenção. Com uma abordagem voltada para a comunicação social, Fabi explorará as estratégias para fortalecer a conscientização e o engajamento, discutindo a importância da comunicação efetiva no enfrentamento ao estigma e no incentivo à adesão às práticas preventivas.

Adriano Queiroz, da Coordenadoria de Aids da Cidade de São Paulo e responsável pela área de prevenção, irá gravar boletins abordando diversas estratégias para a ampliação da PrEP em contextos de vulnerabilidade.

O jornalista Alexandre Magno, assessor de imprensa do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI Fiocruz), gravará boletins abordando a atuação dos pesquisadores do INI na Conferência.

Outra especialista que fará parte do time de observadores é a infectologista Camila Camis, sub-investigadora no Centro de Pesquisa do CRT-DST/Aids de São Paulo e doutoranda em Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo, com ênfase na prevenção do HIV.

O HIVR4P 2024 acontecerá no The Westin Lima Hotel & Convention Center, exclusivo distrito de San Isidro, no centro financeiro da cidade.

Clique aqui e confira a programação completa.

Redação da Agência de Notícias da Aids