WhatsApp Image 2024-08-05 at 10.11.54.jpeg

 

Com o objetivo de alinhar compromissos e práticas para a implementação dos projetos para o triênio 2024-2026 no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), o Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (Dathi/SVSA) realizou, na última semana, a oficina “Marco Zero”. O evento apresentou os projetos, ofereceu suporte técnico e divulgou os profissionais do Departamento que acompanharão os trabalhos aos atores envolvidos.

O Proadi-SUS é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde (MS). Criado em 2009, tem como objetivo apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de qualificação de recursos humanos, pesquisa de interesse público em saúde, avaliação e incorporação de tecnologias, desenvolvimento de técnicas e operação de gestão e assistência em saúde demandados pelo MS.

Os projetos incluídos no Programa são elaborados pelos hospitais em conjunto com o MS, os Conselhos Nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), entidades de classe, entre outros. O Proadi-SUS é mantido com os recursos gerados pelos próprios hospitais participantes, que desembolsam os valores correspondentes às imunidades tributárias e aplicam em projetos de interesse do sistema público de saúde.

A estimativa do Dathi é que cerca de R$ 80 milhões sejam investidos em projetos estratégicos para o Departamento por meio do Proadi-SUS no triênio 2024-2026. De acordo com a coordenadora-geral de Vigilância da Tuberculose, Micobactérias não Tuberculosas e Micoses Endêmicas, Fernanda Dockhorn – que representou o Dathi no evento – a oficina “Marco Zero” cumpriu com seu objetivo. “As informações foram compartilhadas, as expectativas foram alinhadas e discutimos estratégias de comunicação para o sucesso das iniciativas conjuntas, além de promover a integração das áreas envolvidas, o que vai fortalecer o monitoramento e a execução dos projetos Proadi-SUS do Dathi”.

Além dos servidores e consultores técnicos do Dathi/SVSA, estiveram presentes representantes do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde da Secretaria Executiva (Decoop/SE), da Coordenação-Geral de Projetos (CGPROJ/SVSA) – todas do Ministério da Saúde, e integrantes das equipes técnicas da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, do Hospital Albert Einstein e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Fonte: Dathi