WhatsApp Image 2024-06-18 at 16.59.44.jpeg

Na última semana, o coordenador executivo do Comitê Interministerial para a Eliminação da Tuberculose e de Outras Doenças Determinadas Socialmente (Ciedds), Draurio Barreira, seis assessores técnicos do Programa Brasil Saudável e Carla Almeida, integrante do Ciedds que representa a Art TB, participaram de oficina para qualificar a elaboração de projetos no âmbito dos objetivos e diretrizes do Programa. Os encontros ocorreram na Escola Nacional de Administração Pública em Brasília.

A iniciativa foi realizada em parceria com o Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (Decoop/SE). Conduzida pela coordenadora-geral de Programas e Desenvolvimento em Saúde (CGPROG), Kathleen Machado, a ação contou com o apoio das facilitadoras Jannayna Martins, Isabella da Silva, Lilian dos Santos e Tassila Fernandes.

Durante três dias de imersão, os participantes trabalharam na elaboração de projetos que contribuíssem com a articulação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Ao final da oficina, os projetos foram apresentados a convidados(as) parceiros(as) do Ciedds e do Brasil Saudável para que pudessem avaliá-los e realizar contribuições às propostas.

“A participação de vocês é muito importante para a qualificação dos projetos e para a implementação do Programa Brasil Saudável. Os problemas que estamos trabalhando nas oficinas são apenas um conjunto dos outros 13 que vamos enfrentar e faremos isso para as outras questões também”, disse Draurio Barreira aos convidados da atividade: Miguel Aragón, assessor de Doenças Transmissíveis e em Eliminação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas); Regiane Rezende, consultora nacional da Opas; Flora Carvalho Fonseca, representante do Banco Mundial; Tatiana Estrela, assessora de Cooperação Internacional do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania; e, Beatriz Ruy, enfermeira da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Como o tema trabalhado foi o eixo de articulação SUS-Suas, a oficina também contou com a participação de representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.