O Carnaval de Salvador é marcado por ser uma festa que celebra a história e a resistência do povo afro-brasileiro, sendo uma homenagem viva à herança negra. A cultura baiana explode em cada esquina. Com o barulho dos trios elétricos ou ao som do Olodum, o batuque arrasta multidões pelas ruas da capital. Os tambores, expressam a energia dos antepassados que deixaram um legado de muita tecnologia ancestral, música, dança e a luta pela liberdade. 

A terra do Axé, onde se concentra a maior população negra fora de África, é conhecida por atrair milhões de pessoas de dentro e de fora do país, sendo um dos mais frequentados pontos turísticos, especialmente, nesta época do ano. Há quem diga que é o melhor carnaval do mundo e não é à toa. Salvador, é conhecida como a “capital da alegria” e o epicentro da folia brasileira.

No entanto, é importante lembrar que, em meio à folia soteropolitana, o cuidado com a saúde não pode ser deixado de lado. Por isso, a prevenção ao HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis é uma pauta importante durante os dias de festa. Neste sentido, algumas medidas de prevenção e conscientização vão acontecer.

Testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais serão realizados a partir desta quinta-feira (8), nos dois postos instalados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na capital baiana (Salvador), no circuito do Carnaval. 

Com funcionamento a partir das 16 horas, as unidades estarão estrategicamente situadas na Avenida Centenário, na Barra, e na Avenida Milton Santos, em Ondina, a fim de atender o maior número possível de foliões.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, o foco é a prevenção e o cuidado com a saúde, “por isso estamos alertando a população a aproveitar a festa de forma responsável. A ação busca, assim, reduzir os índices de transmissão de ISTs e promover uma celebração saudável e consciente”, afirma a secretária. 

Além dos testes, serão distribuídos 1 milhão de preservativos internos e externos, além também de material informativo sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nas unidades instaladas nos circuitos da capital baiana, em pontos turísticos e em locais com grande fluxo de pessoas em Salvador, como o terminal marítimo, rodoviária e aeroporto.

Os postos de testagem estarão disponíveis durante todos os dias de Carnaval, com equipes para realizar as testagens, fazer os encaminhamentos em caso de resultado reagente e fornecer informações sobre prevenção e cuidados com a saúde sexual. 

Ao todo, 105 profissionais atuarão nas unidades em regime de escala, sendo a equipe formada por assistentes sociais, enfermeiras, farmacêuticos, psicólogos, médicos, biomédicos, fisioterapeutas, sanitaristas, motoristas e assistentes administrativos.

Tratamento imediato

Os foliões que testarem positivo para sífilis terão à disposição o início do tratamento imediato, com a aplicação da penicilina benzatina (benzetacil). O medicamento combate de forma eficaz a bactéria causadora da doença. 

Quem mora em Salvador e tiver resultado positivo para HIV ou hepatites, já poderá sair do posto de testagem com uma consulta agendada nos serviços especializados para dar início ao tratamento. 

Já quem passar por lá e testar positivo, mas residir em outras localidades, será orientado a procurar os serviços de atenção básica ou atenção especializada em seus respectivos municípios.

Redação da Agência de Notícias da Aids com informações de Tribuna da Bahia