Na quarta-feira, Tedros Adhanom se encontrará com o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, no Palácio do Planalto na tarde desta segunda-feira. O encontro ocorre em meio ao crescimento dos casos de dengue e com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A primeira conversa presencial entre Lula e Tedros Adhanom ocorreu em setembro em Nova York. Na conversa, Lula reconheceu o papel da OMS no combate à pandemia de Covid-19 e falou da importância do SUS.

Agora, Tedros Adhanom visita o Brasil para o lançamento do Plano de Eliminação de Doenças Determinadas Socialmente, ação do ministério para eliminar, como problemas de saúde pública, doenças que acometem mais intensamente populações em vulnerabilidade social — como tuberculose, malária, HIV e hanseníase.

Na quarta-feira, Tedros Adhanom se encontrará com o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira.

A Organização Mundial da Saúde é a agência especializada das Nações Unidas responsável por promover a cooperação internacional na área da saúde e conta historicamente com grande apoio do Brasil, que foi um dos proponentes de sua criação.

Fonte: O Globo