Como parte das ações programadas para a II Jornada de Mobilização Nacional ‘Juntas, Livres e Vivas!’, em alusão ao Dia da Mulher, o Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP), lançou nas redes sociais, nesta sexta-feira (10), a poesia: ‘Nos Queremos Vivas’, de autoria da artesã Fabiana Oliveira, integrante do MNCP.

Em entrevista à Agência Aids, ela contou que escreveu a poesia em um momento que estava bastante fragilizada, com a morte de companheiras do MNCP. “Escrevi essa poesia pensando na situação das mulheres que vivem com HIV/aids, nessa falta de acesso, na violência que sofremos, no feminicídio, no machismo que é bem presente na vida de mulheres, inclusive no movimento social, tudo isso me inspirou”, disse.

Segundo Fabiana, “a poesia ‘Nos Queremos Vivas’, gravada em vídeo, traz uma referência ao tema da nossa mobilização. O MNCP tem sofrido muito com a morte de mulheres que vivem com HIV/aids, muitas cidadãs faleceram em decorrência de comorbidades e pela falta de acesso ao tratamento. A última, foi uma das nossas lideranças do Amazonas, uma mulher indígena, a Juliana. Ela faleceu devido a um infarto, estava fazendo vaquinha, juntando dinheiro para realizar exames, porque pelo SUS iria demorar muito, estava na fila de espera, e infelizmente acabou falecendo”, desabafou.

Fabiana relatou ainda que as mulheres que vivem com HIV querem ser vistas e livres. “Tudo isso nos levou a pensar em uma campanha que fale da nossa vida, nós queremos estar viva, queremos estar juntas, ser livres para viver a nossa sexualidade, os nossos direitos sexuais e reprodutivos, queremos estar vivas para estar com as nossas companheiras, com a nossa família, para estar no ativismo, para viver como a gente bem quer”, concluiu Fabiana.

Confira a seguir:

 

Dica de entrevista

Fabiana Oliveira

E-mail: secretarianacionalmncp@gmail.com

Gisele Souza (gisele@agênciaaids.com.br)