População poderá realizar testes rápidos para HIV e iniciar a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV(PrEP) em diversos pontos da cidade gratuitamente.

Como forma de diminuir novas infecções pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), a Secretaria Municipal da Saúde da cidade de São Paulo, por meio da Coordenadoria de IST/Aids, irá realizar ações extramuros por diversas regiões da capital com o projeto “PrEP na Rua”. Serão mais de 30 ações ao todo.

O Projeto PrEP na Rua busca expandir o acesso dessa outra forma de prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população. A PrEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais de modo que, caso haja exposição ao vírus, a pessoa já esteja protegida. Além dos testes rápidos de HIV, os usuários poderão realizar o teste para sífilis.

Durante o Carnaval, ações em diferentes blocos de rua serão realizadas com o objetivo de levar insumos e informações de prevenção aos foliões.

“Intensificamos a PrEP na Rua neste período porque sabemos que a cidade de São Paulo terá novamente um carnaval intenso e alegre. Esta é uma das formas de conseguirmos ter mais pessoas protegidas do HIV, além de aumentar o conhecimento da população sobre prevenção combinada.”, ressalta o Coordenador de Prevenção do IST/Aids, Adriano Queiroz.

PrEP sob demanda

Com a aprovação da prescrição da PrEP sob demanda, determinados grupos de pessoas podem optar por tomar o medicamento em um esquema diferente da dose diária apenas em ocasiões em que poderá ter relações sexuais. Essa estratégia pode ser uma aliada no período do Carnaval, uma vez que a pessoa completando o ciclo recomendado, já se encontra protegida de uma infecção pelo HIV. A pessoa interessada em receber a PrEP será acolhida por um profissional de saúde, para avaliação da sua elegibilidade para a profilaxia. Será feito um teste rápido para HIV e outro teste de medição de creatinina (um indicador de possíveis problemas renais). Se a pessoa for elegível, sairá no mesmo dia com os medicamentos em mão.

De acordo com o protocolo da Organização Mundial da Saúde (OMS), a indicação é para homens cisgênero, mulheres trans, travestis e outras pessoas que têm pênis como órgão genital de nascimento e que não fazem uso de hormônio à base de estradiol. O acompanhamento de exames com os profissionais de saúde se mantém o mesmo, a cada 4 meses, sendo que a primeira dispensação é para 30 dias. O comprimido da profilaxia também se mantém, somente muda a forma de administrar o medicamento de acordo com a necessidade do usuário. Em vez de 1toma-lo diariamente, o usuário irá tomar 2 comprimidos de 2h a 24h antes do sexo, 1 comprimido 24h após a dose dupla e 1 comprimido 48h após a dose dupla (2+1+1).

PrEP diária

No esquema diário você precisava esperar sete dias para ter efeito protetor, por isso essa dose dobrada inicial para atingir um efeito protetor mais rápido. Com a revisão da PrEP diária, somente mulheres cis, homens trans, pessoas que têm vagina como órgão de nascimento e aquelas que fazem uso de hormônio à base de estradiol que precisam esperar 7 dias para atingir a proteção medicamentosa. Caso você tenha interesse e está inserido no grupo indicado, procure um(a) profissional de saúde para fazer o seu atendimento e prescrição. Converse com alguém do CTA, SAE ou Rede Sampa Trans de sua preferência.

Para saber os endereços dos 27 estabelecimentos da Rede Municipal Especializada (RME) em ISTs/Aids, acesse aqui

Agenda (sujeita a alterações):

11/02
10h às 14h – Espaço Projeto Comunitário
Rua Sebastião Gonçalves, 271 – Jardim Jaqueline

12/02
14h às 18h – Pracinha dos Metalúrgicos
Av. dos Metalúrgicos, 1000 – Cidade Tiradentes

15/02
14h às 16h30 – Lapa
Rua Antônio Raposo, 73 – Lapa

15/02
14h às 18h – CRD Brunna Valin
Rua Major Sertório, 282 – Vila Buarque

16/02
16h às 21h – Chilli Peppers
Largo do Arouche, 610. Esquina com a Rua Jaguaribe.

17/02
13h às 17h – Centro de cidadania Laura Vermont
Avenida nordestina 453

Fonte: Prefeitura de São Paulo