Durante a realização do Projeto Verão 2023, a Secretaria da Saúde de Aracaju (SMS) potencializará as ações de prevenção do Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST/Aids e Hepatites Virais, orientando e conscientizando o publico do evento, que será promovido pela Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe nos próximos dias 10, 11 e 12, na Orla da Atalaia.

Com essa proposta, durante todo o Projeto Verão 2023, a Secretaria da Saúde realizará ações simultâneas. Com a equipe da Vigilância Epidemiológica serão ofertados 400 testes por dia, das 13h às 18h, tanto de testagem rápida para HIV, Sífilis, como para Hepatites B e C. Já na área de prevenção, das 15h às 22h, serão distribuídos 24 mil preservativos e ainda será ofertada vacinação contra a covid-19 para pessoas com 12 anos ou mais das 13h às 18h.

“É muito importante que a população esteja vacinada, mesmo estando em um cenário bastante positivo, a pandemia ainda não acabou, o vírus continua circulando, e o momento também é ideal para aproveitar e se vacinar. No evento serão distribuídos insumos de prevenção. Aproveitamos esses eventos massivos para disseminar a informação para evitar a contaminação pelo HIV”, explica a coordenadora do Programa Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), Débora Oliveira.

A equipe da Vigilância Sanitária atuará com quatro fiscais, das 17h às 23h, fiscalizando as condições sanitárias do comércio e manipulação dos alimentos ofertados durante o evento, conforme legislação vigente.

Programa IST/aids

Ainda segundo Débora, o Programa IST/Aids sempre desempenha campanhas de testagem de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, e de prevenção, em eventos de grande porto, a exemplo do Carnaval, Forró-Caju e Pré-Caju. Além das ações diárias em toda a rede municipal de Saúde da capital com o carro previna móvel.

“Mesmo com o grande número de preservativos à disposição em eventos, as pessoas ainda insistem em fazer sexo sem camisinha. O nosso trabalho é de alerta e conscientização. A participação do Casal Camisinha auxilia de forma lúdica a ação educativa, ajudando a chamar a atenção e deixando a nossa abordagem mais interessante para a população. É importante que o público esteja consciente de que o preservativo é a melhor forma de se prevenir contra todas as infecções sexualmente transmissíveis – ISTs, e para reforçar essa informação, disponibilizaremos camisinhas masculinas e femininas”, reforça.

Fonte: Prefeitura de Aracaju