Rafael Fonteles na frente em pesquisa eleitoral – PT Piauí

O candidato ao governo do Piauí, Rafael Fonteles (PT), foi eleito neste domingo (2) e irá comandar o estado nos próximos quatro anos. Ele irá suceder as gestões dos também petistas Wellington Dias (2015-2022) e Regina Sousa (2022) no estado do Nordeste.

Às 21h, com 91,71% das urnas apuradas, Fonteles tinha 56,63%, enquanto Silvio Mendes estava com 42,09%.

Rafael Tajra Fonteles, de 37 anos, é matemático formado pela Universidade Federal do Piauí, iniciou a carreira como professor e tornou-se mestre em economia matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro.

Foi premiado nas Olimpíadas Internacionais de Química (2002), Física (2002) e Matemática (2004) na Holanda, Indonésia e Macedônia.

Entre janeiro de 2015 e março de 2022, foi secretário estadual da Fazenda. Em 2019, tornou-se presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

Em 2021, foi reeleito e permaneceu no cargo até março deste ano. Também atua como consultor de investimentos.

Em seu plano de governo, ele diz que pretende reestruturar e aprimorar o sistema estadual de vigilância em saúde, fortalecer a assistência de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar, reorganizando e aprimorando o funcionamento das redes setoriais materno-infantil, do trabalhador, de urgência e emergência e implantar a telemedicina para especialidades e diagnósticos em todos os territórios de desenvolvimento.

Já para a assistência planeja melhorar a estrutura, funcionamento e atendimento das casas de acolhimento (abrigos) e centros socioeducativos estaduais e coordenar o funcionamento das redes municipais de assistência social.

Sua coligação tem o apoio do PCdoB, PV, MDB, PSD, Solidariedade, PSB, Pros e Agir.

Redação da Agência de Notícias da Aids