Wanderlei Barbosa durante o voto em Taquaruçu — Foto: Sarah Bonini/TV Anhanguera

Wanderlei Barbosa (Republicanos) foi reeleito para governar o Tocantins pelos próximos quatro anos neste domingo (2). Ele venceu no primeiro turno com 58,14% dos votos válidos, contra 22,50% do segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL). A apuração foi finalizada às 22h08.

O político tem 58 anos e começou a vida política em Porto Nacional, onde foi eleito vereador. Depois migrou para Palmas, onde foi vereador por vários mandatos até 2010. Também foi deputado estadual por duas vezes até se tornar vice-governador e assumir o estado após renúncia de Mauro Carlesse.

Wanderlei conseguiu 481.496 votos neste domingo, enquanto o segundo colocado foi votado por 186.361 eleitores.

O governador acompanhou a apuração em casa e depois da vitória foi para o comitê de campanha, onde falou sobre as prioridades da gestão.

“As áreas prioritárias para nós são áreas vitais do governo, como educação, saúde. Saúde principalmente, eu quero cuidar muito. Nós temos hospitais para concluir, temos outros hospitais para fazer e temos que dar uma atenção gigante para isso. Acho que a saúde é o grande gargalo, mas nós temos feito isso muito bem, operado as pessoas, voltamos a operar em larga escala e vamos continuar com essa mesma pegada”, afirmou.

Principais propostas

A pauta do governo é implantar o conceito de Estado 5.0 com o foco em práticas inovadoras nos serviços públicos, para que o Estado do Tocantins seja mais eficiente na entrega de resultados à população.

Entre as ações no plano de governo está o aumento da oferta de cirurgias eletivas, ampliação do Hospital Geral de Palmas e construção de um hospital materno infantil. Na área econômica, propõe simplificar procedimentos para abertura de empresas, modernizar normas tributárias e parques industriais, além de promover regularização fundiária.

Redação da Agência Aids com informações