Os favoritos do Governo de Santa Catarina, segundo o Ipec, são: Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL) e Esperidião Amin (PT). Os três lideram as pesquisas com mais intenções de votos.

Santa Catarina é um dos estados mais ricos do país. De acordo com o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, em 2021, o Estado contabilizou 696 novos casos de HIV.

Confira algumas das propostas para a área da saúde citadas pelos candidatos.

Carlos Moisés (Republicanos)

Quem é Carlos Moisés, candidato ao governo de SC pelo Republicanos nas  Eleições 2022 | NSC Total

Carlos Moisés é o atual governador de Santa Catarina, está tentando a reeleição. As suas propostas para a área da saúde incluem ampliar a capacidade dos hospitais próprios da Secretaria de Estado da Saúde para a realização de consultas, exames e cirurgias, expandir a parceria com os hospitais filantrópicos e municipais, reduzir o não comparecimento em consultas, por meio da modernização dos sistemas tecnológicos e busca ativa dos pacientes e dar continuidade ao processo de implementação da telemedicina.

Na área da assistência, propõe aumentar o apoio aos municípios para promover a qualidade de vida às famílias catarinenses em situação de vulnerabilidade social, por meio da transferência de recursos financeiros, a fim de subsidiar melhorias habitacionais, evoluir o apoio aos municípios para promover a melhoria do atendimento de assistência social de média e alta complexidade e garantir o acesso aos benefícios previstos em lei para as pessoas com deficiência.

Confira o plano de governo na íntegra

Jorginho Mello (PL)

Jorginho Mello (PL-SC) é novo vice-líder do Governo no Senado

Jorginho Mello é senador por Santa Catarina. Já foi deputado federal por dois mandatos e deputado estadual quatro vezes.

No documento apresentado consta propiciar o fortalecimento da rede hospitalar do Estado, conceder apoio aos municípios no atendimento de média e alta complexidade e dar total apoio aos municípios, no que diz respeito a atenção básica, acontecendo a partir do fornecimento de tecnologias, logística, orientações e parcerias, principalmente nas áreas de exames, cirurgias, medicamentos, prevenção e para programas de saúde voltados à família, mulheres e idosos.

Para a assistência, promete promover a inclusão socioeconômica, a democratização de ideias e tendências e o fortalecimento da educação. É uma oportunidade de transformação e evolução social, em nosso governo iremos pautar nossa gestão na igualdade de direitos e nas competências entre gêneros, respaldando e garantindo haver às mesmas condições para seleção de profissionais para ocupar cargos públicos no Estado e desenvolveremos políticas públicas que garantam às mulheres prioridades em programas sociais, como de habitação, saúde e educação, principalmente para as mães solo.

Confira o plano de governo na íntegra

Esperidião Amin (PP)

Esperidião Amin - ÉPOCA | Tudo sobre

Esperidião Amin já foi governador do estado por duas vezes, caso eleito, pretende, implantar uma central de regulação hospitalar de excelência, com investimentos em tecnologia da informação e concurso público para médicos reguladores, ofertar serviços de alta e média complexidade em saúde o mais próximo do cidadão e reestruturação do atendimento do SUS nas microrregiões, aumentar a disponibilidade de leitos de UTI’s infantil e adulto e qualificar os profissionais do serviço público de saúde estadual e municipal, através de convênios.

Enquanto na assistência se compromete a oferecer oportunidade de trabalho e renda aos Catarinenses como ferramenta para a erradicação da pobreza, parceria com os municípios em projetos de assentamentos humanos inclusivos e seguros e promover o bem-estar das pessoas.

Confira o plano de governo na íntegra

 

Gisele Souza (gisele@agenciaaids.com.br)