Durante o período de pandemia da Covid-19, ficou ainda mais evidente o papel fundamental que o setor da saúde desempenha em um estado. Atendimento de qualidade, equipamentos de excelência, estrutura adequada são alguns dos pontos que resultam em uma saúde pública satisfatória para a população. No campo da aids, o Pernambuco vem registrando mais de 3 mil casos de HIV ao ano. Entre 2015 e 2019 foram registrados 5676 casos de aids em Pernambuco. Em relação ao HIV, foram diagnosticados 3693 casos em 2019, um aumento de 60% em relação a 2015 (2302).  No acumulado dos cinco anos, foram 14.538 notificações, 65% na faixa etária dos 20 aos 39 anos. Do total, 67% foram em pessoas do sexo masculino.

A Agência Aids reuniu as principais propostas para as áreas de saúde e social dos três candidatos mais bem colocados a ocupar o Palácio das Princesas, segundo apontam as pesquisas eleitorais: Marília Arraes (Solidariedade); Raquel Lyra (PSDB); Anderson Ferreira (PL). Confira:

 Marília Arraes (Solidariedade)

Solidariedade anuncia filiação de Marília Arraes em Pernambuco

Liderando as pesquisas de intenção de voto em Pernambuco, a deputada federal Marília Arraes, neta do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes, tem como uma de suas principais propostas implementar o Programa Restaurar, que tem como objetivo a recuperação dos hospitais estaduais, como o Hospital da Restauração, e ampliação da alta complexidade, conclusão do Hospital do Sertão, em Serra Talhada, e do Hospital do Câncer de Araripina, bem como a construção do Hospital de Petrolina, também no Sertão pernambucano.

A candidata também pretende transformar 13 UPAEs (Unidade Pernambucana de Atenção Especializada) do estado (incluindo Carpina e Escada) em hospitais de alta resolução.  A requalificação das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) estaduais também integra as promessas de governo.

O Mais Médicos Pernambuco é outra medida que Marília Arraes pretende implantar em uma eventual gestão sua, caso se torne governadora do estado. O objetivo é o financiamento de cursos de Medicina em Instituições de Ensino Superior privadas com a contrapartida de prestação de serviços no interior por três anos. A postulante também deverá criar um programa de residência e especialização no interior.

Raquel Lyra (PSDB)

Coluna da quinta | Jogando parada, Raquel Lyra conseguiu encolher seu projeto de candidatura

Tendo comandado a gestão municipal de Caruaru, Agreste pernambucano, por duas vezes, Raquel Lyra (PSDB) agora se lança para outra disputa majoritária, pleiteando a vaga de governadora de Pernambuco. Uma das críticas que Raquel tem lançado ao governo atual do PSB diz respeito à morosidade para entregar o Hospital da Mulher do Agreste, demanda que, caso seja eleita para liderar o Palácio das Princesas, a tucana irá retomar, bem como o projeto do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns.

Tendo como uma de suas principais bandeiras a causa das mulheres, Raquel também promete a criação de cinco grandes maternidades pernambucanas e a construção de Hospital regional com emergência traumatológica fora da Região Metropolitana, para desafogar a emergência do Hospital da Restauração. Ainda no interior, a candidata pretende construir Centros Especializados de Reabilitação para PCDs.

Anderson Ferreira (PL)

Anderson Ferreira: "Bandeira a meio mastro é luto. Ou é ou não é!" - Folha Política - Folha PE

Candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco, Anderson Ferreira, ex-prefeito do município de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), tem afirmado em várias entrevistas que não será um candidato de promessas, mas “de propostas”. Atrelado a esse discurso, o liberal tem dito que, caso eleito, buscará a manutenção e requalificação dos equipamentos de saúde em Pernambuco.

Portanto, tem como alguns de seus principais objetivos, recuperar/qualificar os seguintes hospitais: Restauração, Otávio de Freitas, Getúlio Vargas, Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Correia Picanço e dos Servidores do Estado, bem como concluir as obras do Hospital da Mulher, em Caruaru, Agreste pernambucano.

Com o intuito de desenvolver estratégias colaborativas junto aos municípios com inovação, Anderson pretende ampliar a adesão dos municípios ao programa Médicos pelo Brasil (MpB), instituído pelo governo federal. O fortalecimento de políticas públicas para prevenção e infraestrutura tecnológica, como o fortalecimento do prontuário digital, implementação do sistema de telemedicina e investimento em novo sistema de agendamento que integre todas as unidades de saúde do estado.

A ampliação dos programas de atendimento também faz parte das propostas de governo do candidato, que quer ampliar, por exemplo, os programas/projetos de recuperação de dependentes químicos. Promoção e valorização também integram algumas das metas de Anderson Ferreira, caso ganhe as eleições de outubro.

Redação da Agência de Notícias da Aids