Capa do plano de governo de Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento, que tem 48 páginas, cita o que Bolsonaro considera realizações de seu governo e lista prioridades e propostas para um eventual segundo mandato.

O canditato destaca a Covid e a Guerra da Ucrânia como fatores que limitaram o crescimento da economia brasileira durante sua gestão e propõe a manutenção do Auxílio Brasil, a ampliação de privatizações e do acesso da população a armas.

No documento intitulado “Pelo Bem do Brasil”, o candidato à reeleição afirma que, diante das crises, é preciso proteger os cidadãos com valores tradicionais: Deus, pátria, família, vida e liberdade.

Na área da saúde, Jair Bolsonaro diz que a atenção primária continuará sendo um foco importante do seu governo. O documento cita programas que, segundo ele, deram certo e devem continuar, caso eleito, como o “Rede de Atenção Materna e Infantil”, “Programa Médicos pelo Brasil”, “Programa de Saúde Bucal”, “Incentivo de Atividade Física” e o “Conecte SUS”.

Quais são as diferenças entre o Bolsonaro da campanha de | Política

O plano de governo também prevê o fortalecimento dos serviços de saúde para atender as pessoas mais velhas e a consolidação do Cartão Nacional de Saúde (CNS) para “democratizar a saúde no país”.

No documento, Bolsonaro resgatou críticas a medidas de restrição adotadas por prefeitos e governadores para conter a disseminação de coronavírus e, embora não ofereça detalhes, afirma que a agenda do governo federal ajudou a preservar empregos.

Na educação, o candidato à reeleição promete valorizar os professores, fortalecendo os planos de carreira. Ele destaca que, em uma eventual nova gestão, serão intensificadas ações para que os alunos possam exercer um pensamento crítico, “sem conotações ideológicas que só distorcem a percepção de mundo”.

Com mais de 680 mil mortes por coronavírus no Brasil, o texto também defende a atuação do governo na pandemia de Covid-19.

Veja algumas das propostas de Bolsonaro

Saúde

– Aprimoramento da gestão do SUS, ampliando a articulação entre os setores público e privado

– Consolidação do Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e fortalecimento dos serviços de saúde para atendimento às novas demandas decorrentes do envelhecimento populacional

– Ampliação dos serviços de saúde oferecidos pelo DSEI (Distritos Sanitários Especiais Indígenas)

Social

– Ampliar políticas direcionados às mulheres, crianças e adolescentes, pessoas idosas e com deficiência

Clique aqui e leia a íntegra do plano de governo de Jair Bolsonaro para as eleições deste ano.

Leia também:

Eleições 2022: Confira o plano de governo do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas áreas de saúde e social