As fortes chuvas que atingiram o Recife nos últimos dias, somada à falta de políticas adequadas, deixaram as famílias de 10 usuários/as da Gestos em situação de extrema vulnerabilidade. Para ajudar a minimizar os danos, iniciamos uma campanha de doações para arrecadar produtos de higiene, roupas, cestas básicas, lençóis, toalhas, colchões e móveis usados. Toda e qualquer contribuição é muito bem-vinda!

As doações podem ser entregues em nossa sede, na Rua dos Médicis, 68 (Boa Vista). Contribuições financeiras também pode ser feitas por PIX, através da chave 41229113000140.

A chuva em Pernambuco, com informações do G1

Na década de 70, enchente inundou 80% do Recife. Entretanto, em 1966, Pernambuco teve um desastre com um número ainda maior de óbitos: 175 pessoas perderam a vida devido a uma enchente na capital.

A confirmação da 109ª morte por causa das chuvas no Grande Recife levou a tragédia deste ano a superar o número de vítimas da cheia de 1975 , quando foram registrados 107 óbitos. Ainda assim, o maior desastre ocorrido em Pernambuco continua sendo a enchente de 30 de maio de 1966, na qual 175 pessoas perderam a vida.

Além desse número de óbitos, o temporal deste ano deixou mais de 6 mil pessoas desabrigadas. Essa tragédia já é considerada o maior desastre do século 21 em Pernambuco.

Sobre a Gestos

A Gestos foi fundada em 1993, no Recife (PE), pelos sociólogos Acioli Neto e Márcia Andrade, a jornalista Alessandra Nilo e a assistente social Silvia Dantas. A iniciativa foi motivada pelo desejo de tratar dos temas ligados ao HIV e à aids sob uma perspectiva mais ampla, destacando a importância de produzir informações seguras para a sociedade sobre a igualdade de gênero para responder ao HIV. Desde então, a Gestos ampliou sua atuação, sempre com ações inovadoras, baseadas na ciência e nos direitos humanos.

De 2007 a 2011 a Gestos criou e coordenou nacional e internacionalmente o Fórum UNGASS-AIDS em Saúde Sexual e Reprodutiva, em que monitorou a implementação de acordos firmados na ONU em dezesseis países em desenvolvimento. O Fórum UNGASS-AIDS se consolidou como um espaço de discussão política das questões relacionadas ao HIV e AIDS e saúde e direitos sexuais e reprodutivos. A Gestos também tem atuação consultiva junto à ONU, com Status ECOSOC desde 2017.

Dica de Entrevista:

Gestos

Tel.: (81) 3421-7670

Homepage

Fonte: Gestos