25/07/2019 - 01h51
IAS 2019: Conferência científica sobre HIV chega ao final. Próxima edição será em Berlim, na Alemanha

 

A 10ª Conferência do IAS sobre Ciência do HIV chegou ao fim na noite dessa quarta-feira (24), na Cidade do México. Na ocasião, a International Aids Society anunciou que o professor Hendrik Streeck é o novo presidente científico local da 11ª Conferência da IAS sobre Ciência do HIV (IAS 2021), que acontece em Berlim, Alemanha, de 18 a 21 de julho de 2021.

“Como Berlim já foi dividida, o HIV continua a dividir as sociedades, deixando muitos pacientes para trás. Em Berlim, queremos mudar essa narrativa de uma vez por todas”, disse Hedrik. “Esforços colaborativos estão em andamento para trabalhar novas estratégias de prevenção e cura do HIV, bem como as mais recentes opções de tratamento.”

Berlim sediou a 9ª Conferência Internacional de Aids em 1993, mas esta é a primeira vez que a cidade sediará a Conferência do IAS sobre Ciência do HIV. “Hospedar a IAS 2021 em Berlim será uma oportunidade importante para avaliar o progresso na identificação, tratamento e cuidado de pessoas vivendo com HIV em toda a região europeia”, adicionou Hendrik.

O professor Hendrik é diretor do Instituto de Pesquisa em HIV do Hospital Universitário da Faculdade de Medicina de Duisburg-Essen, na Alemanha. Já o Dr. Adeeba Kamarulzaman foi nomeado como Diretor Científico Internacional da IAS 2021.

Em março de 2015, Hendrik tornou-se presidente do Instituto de Pesquisa em HIV e atualmente lidera o maior estudo sistemático para entender a viabilidade de conduzir um estudo de vacina na Europa e para entender a epidemia de infecções sexualmente transmissíveis.

“Estou honrado em trabalhar com Hendrik para criar um programa científico diversificado e robusto”, disse Adeeba Kamarulzaman.

A ativista Jacquelyne Alesi disse que “vimos nos últimos três dias que a ciência não pode ser apenas para os ricos , mas sim para todas as pessoas, incluindo indígenas, profissionais do sexo e LGBT, ninguém deve ser deixado para trás. Precisamos garantir que todas as pessoas tenham acesso aos benefícios que vemos aqui. Além disso, o I=I é uma das sentenças mais inspiradoras e motivadoras, não somos vetores de doenças, somos seres humanos”.

“A morte mulheres transexuais precisa parar, além disso precisamos entender que trabalho sexual é trabalho”, disse ao ressaltar também a importância do financiamento para que a luta contra a aids possa continuar. “Não queremos perder essa luta só porque não há dinheiro.”

“A epidemia não acabou. E espero que vocês entendam que a ciência não é apenas para os ricos, mas sim para todo mundo. Precisamos de um mundo livre do estigma e da aids.”

Jéssica Paula (jessica@agenciaaids.com.br)

A Agência de Notícias da Aids cobre a 10ª Conferência do IAS sobre Ciência do HIV (IAS 2019) com o apoio do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente transmissíveis.

notícias relacionadas

Secretaria de Saúde do RS e ONGs se mobilizam para não interromper tratamento de pessoas com HIV, destaca Folha de S. Paulo

19/05/2024 - 09h32

Planos de contingência asseguram continuidade na entrega de medicamentos nas áreas alagadas.

Leia mais

Enchentes no RS: 3 psicanalistas falam do grande impacto da tragédia na mente e vida dos brasileiros

19/05/2024 - 09h20

Vera Iaconelli, Christian Dunker e Maria Homem tentam responder às questões dos gaúchos: 'quem é que vai pagar por isso?' e 'como iremos sair dessa?'

Leia mais

Coordenações de Aids do Rio Grande do Sul e Ministério da Saúde elaboram estratégias para reduzir consequências da enchente e acolher pessoas que vivem com HIV

19/05/2024 - 09h13

O Ministério da Saúde enviou um reforço de aproximadamente 3 milhões de comprimidos de 17 tipos de antirretrovirais, bem como outros medicamentos de suspensão oral para atender às pessoas com HIV ou aids em caráter de urgência.

Leia mais

Disque 100 recebe duas denúncias por hora de estupro de vulneráveis, informa Agência Brasil

19/05/2024 - 08h40

Estatísticas nacionais mostram que a violência sexual contra crianças e adolescentes permanece alta no Brasil.

Leia mais

Apoio

SENACUNAIDSLá em CasaFórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Apoio Institucional

OABMLMSaber ViverSoropositivo.orgSindicatoCidadão Sustentável