Em julho de 2018, o Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo deu início à segunda onda de implantação da PrEP no estado. Entre os 145 municípios prioritários para o controle da aids, foram selecionados 40 que implantarão a profilaxia no segundo semestre de 2018. A ação faz parte da política nacional de adoção de estratégias combinadas de prevenção ao HIV voltadas a populações mais vulneráveis.

O estado de São Paulo iniciou a implantação da PrEP em janeiro de 2018 em 14 serviços de 7 municípios. No primeiro semestre de 2018 foram atendidas 2.138 pessoas vulneráveis ao HIV candidatas à PrEP, resultando em 4.560 dispensações destinadas à prevenção da infecção pelo HIV.

Os municípios selecionados aderiram espontaneamente à implantação da PrEP, e planejam iniciar a oferta da profilaxia ainda neste semestre. “Com a expansão estimamos ampliar o acesso à PrEP e chegar a 8 mil pessoas atendidas até dezembro de 2018”, declara Artur Kalichman, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Para planejar e organizar o processo, será realizada a “Reunião de Monitoramento da Implantação e Início da segunda onda – expansão da PREP no estado de São Paulo”, no dia 23 de agosto de 2018, das 9 às 16, com a participação de coordenadores municipais de IST/aids e representantes dos serviços selecionados.

 

Veja a programação completa da reunião:

 

8h30 Recepção/Café de boas vindas

9h00 Abertura

9h30 Apresentação DN IST Aids e HV: Situação Atual da implantação da PrEP no Brasil – sucessos e desafios

10h00 Apresentação – Coordenação Estadual de IST AIDS SP – Onde Estamos – Diagnóstico situacional, critérios e seleção de candidatos a segunda onda de implantação da PREP no estado

  • Interação

10h30 Apresentação dos municípios que implantaram a PREP – lições aprendidas e principais desafios

  • Interior: Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto (8 min para cada município)
  • Interação

11h40 (Continuação) Apresentação dos municípios que implantaram a PREP – lições aprendidas e principais desafios

  • Município de SP – Apresentações do município de SP – 30 min
  • Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/Aids da FMUSP, Ambulatório de AIDS da EPM/UNIFESP, CRT DST AIDS (8 min para cada serviço)
  • Interação

13h00 – Brunch

14h00 – Segunda Onda – Próximos passos: logística e capacitação das equipes.

  • Interação

16h00 – Encaminhamentos e encerramento