O Movimento Paulistano de Luta Contra a Aids (Mopaids) manifestou publicamente sua insatisfação com a ausência de propostas voltadas para o enfrentamento do HIV, aids e tuberculose nos planos de governo dos candidatos à Prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024. A crítica foi feita por meio de uma carta aberta que alerta para o silêncio dos candidatos sobre questões de saúde pública que afetam milhares de pessoas na capital paulista.

“Nos últimos sete anos, a cidade de São Paulo registrou uma redução de 54% nos novos casos de HIV e alcançou 50 mil pessoas cadastradas para a PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV), uma importante medida de prevenção. No entanto, apesar dos avanços, o Mopaids destaca que os serviços especializados ainda enfrentam sérios desafios por conta da falta de recursos adequados e do investimento insuficiente”, diz o documento.

O coletivo destaca que “a aids permanece como um grave problema de saúde pública, exigindo políticas consistentes para garantir o acesso integral à saúde física e mental, além de moradia digna, alimentação adequada, medicamentos eficazes e uma rede de apoio robusta para as pessoas que vivem com HIV/aids.”

A carta enfatiza que a qualidade de vida dessa população depende diretamente do comprometimento do poder público em oferecer políticas de saúde que respeitem a dignidade dessas pessoas. A tuberculose, outra doença mencionada pelo Mopaids, também representa uma preocupação urgente. Apesar de ter tratamento e cura, ainda é responsável por milhares de mortes no Brasil a cada ano.

A organização apartidária lembra que São Paulo, como signatária da meta da ONU de erradicar a aids como um problema de saúde pública até 2030, não pode ignorar essas questões em seu planejamento político.

O documento, segundo representantes do Mopaids, foi publicado na página do Mopaids e, pelo Instagram, os representantes do Movimento marcaram os perfis dos candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de votos. Junto a carta, o Mopaids está enviando propostas voltadas para o fortalecimento da saúde pública, com foco no enfrentamento do HIV, aids e tuberculose, que foram construídas em parceria com mais de 15 ONGs que atuam na luta contra a aids, reforçando a importância de uma agenda política que priorize a saúde e o bem-estar das pessoas que vivem com essas doenças.

Clique aqui e leia a carta na íntegra. Confira ainda a íntegra das propostas apresentadas pelo Mopaids aos candidatos.

Dica de entrevista

Mopaids

Tel.: (11) 97158-0296

Fonte: MOPAIDS