O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) está presente na 5ª Conferência de Pesquisa para Prevenção do HIV (HIVR4P 2024), que acontece em Lima no Peru, entre os dias 06 a 10 de outubro. Por meio de uma programação aberta e inclusiva, sendo a única conferência científica global focada exclusivamente no campo da pesquisa de prevenção do HIV, promovendo a troca de conhecimento interdisciplinar sobre vacinas contra o o HIV, microbicidas, PrEP, tratamento como prevenção e intervenções biomédicas, bem como suas implicações sociais e comportamentais.

Os trabalhos e a participação dos pesquisadores e pesquisadoras do INI estão presentes ao todo em 11 sessões científicas e quatro abstracts (resumos): um em E-posters, três em poster. A diretora do INI/Fiocruz, Valdiléa Veloso, também participa do evento, reforçando a importância da presença institucional em discussões de grande relevância.

O HIVR4P 2024 é a primeira conferência coordenado pela recém presidente do IAS Beatriz Grinsztejn, médica infectologista e chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST e Aids (LapClin Aids) do INI/Fiocruz.

Clique aqui, e conheça a programação completa do HIVR4P 2024.

Veja aqui as sessões científicas que contam com a participação dos pesquisadores ou pesquisadoras do INI/Fiocruz.

Reunião Regional da HPTN Os pesquisadores e pesquisadoras do INI participam também em Lima no Peru do encontro regional da rede internacional de estudos clínicos HPTN. O evento acontece nesta sexta-feira (04/10) e no sábado (05/10). Beatriz Grisnzstejn apresentará o trabalho Mpox na região. Os pesquisadores Thiago Torres e Mayara falam respectivamente sobre Cenário de PrEP em evolução na América do Sul e Panorama epidemiológico das IST na região.

A reunião da HPTN conta ainda com a participação da diretora do INI e dos pesquisadoras do LapClin Aids: Emilia Jalil; Brenda Hongland; Larissa Vilella; Débora Barreto; Carolina Coutinho.

A HIV Prevention Trials Network (HPTN) é uma rede mundial de ensaios clínicos colaborativos que reúne pesquisadores, especialistas em ética, comunidade e outros parceiros para desenvolver e testar a segurança e a eficácia de intervenções projetadas para prevenir a aquisição e a transmissão do HIV. A HPTN estuda e avalia novas intervenções e estratégias de prevenção do HIV em populações e regiões geográficas que suportam uma carga desproporcional de infecção.