Uma abordagem baseada em direitos humanos é uma matriz conceitual para a resposta ao HIV fundamentada em normas e princípios internacionais de direitos humanos, tanto em termos de processo (ex.: o direito à participação, igualdade e responsabilização) quanto em termos de desfechos (ex.: direito à saúde, vida e progresso científico). Esta abordagem enfrenta práticas discriminatórias e distribuições injustas de poder que impedem o progresso da resposta ao HIV, fortalecendo as capacidades dos sujeitos de reivindicarem seus direitos e a capacidade dos responsáveis de cumprirem suas obrigações.
Ato de privar-se temporária ou permanentemente da atividade sexual. São exemplos a abstinência sexual durante a menstruação, no final da gestação e/ou nos 30 dias subseqüentes ao parto. A abstinência permanente (castidade ou celibato) geralmente é praticada por motivos religiosos. É exigida dos padres e freiras católicos, por exemplo. A abstinência periódica também é praticada com fins contraceptivos. No caso, o casal se abstém de manter relações sexuais durante os períodos férteis do ciclo menstrual.
A Aceleração da Resposta, ou Via Rápida, (também conhecida pela expressão em inglês Fast-Track) é uma abordagem adotada pelo UNAIDS para acelerar a implementação de estratégias essenciais de prevenção e tratamento do HIV e de direitos humanos para o fim da epidemia.
O acesso universal implica na cobertura máxima de serviços relacionados ao HIV: prevenção, testagem, tratamento, atenção e cuidado. Os princípios básicos que fundamentam a ampliação rumo ao acesso universal são de que os serviços devem ser equitativos, acessíveis, disponíveis, abrangentes e sustentáveis no longo prazo. Visto que diferentes contextos, muitas vezes, apresentam necessidades diferentes, as metas para acesso universal são estabelecidas nacionalmente.
Material genético presente em células e microorganismos, responsável pela memória de estruturas e funções, e através do qual essas características são transmitidas para outras gerações. No caso dos vírus, pode ser DNA (ácido desoxirribonucléico) ou RNA (ácido ribonucléico).
Processo de escuta ativa, individualizado e centrado no cliente. Pressupõe a capacidade de estabelecer uma relação de confiança entre os interlocutores, visando ao resgate dos recursos internos do cliente para que ele mesmo tenha possibilidade de reconhecer-se como sujeito de sua própria saúde e transformação.
O Acordo sobre Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio (Trade-related Aspects of Intellectual Property Rights – TRIPS), supervisionado pela Organização Mundial do Comércio (OMC), proporciona certas flexibilidades a países de baixa e média renda no que diz respeito à proteção de patentes farmacêuticas. O TRIPS é um dos três principais acordos da Organização Mundial do Comércio. Requer que todos os Estados Membros da OMC forneçam um nível mínimo de proteção para vários tipos de propriedade intelectual, incluindo as patentes sobre medicamentos essenciais (tais como os medicamentos antirretrovirais). O Acordo TRIPS contém certas flexibilidades e salvaguardas relacionadas à saúde pública, como o licenciamento compulsório, que podem ser utilizadas para aumentar o acesso a medicamentos essenciais. Para informações adicionais, visite www.wto.org/ english/tratop_e/trips_e/trips_e.htm.
Pessoa que tem identidade de gênero neutra, ou seja, não se identifica com nenhum gênero.