RETROSPECTIVA 2006: ONU DEBATE O TEMA HIV/AIDS E COMUNIDADES RELIGIOSAS DURANTE ENCONTRO EM PORTO ALEGRE

Ouça esta postagemCarregando...
1.0x

1/1/2007 – 13h

No decorrer do ano de 2006 a Agência Aids publicou as principais notícias relacionadas ao tema HIV/Aids destacando o trabalho de ativistas, gestores públicos, jornalistas, médicos e especialistas. Selecionamos algumas, entre as principais notícias publicadas, nesta retrospectiva. No ano de 2006, aconteceu a XVI Conferência Internacional do Canadá, em Toronto. A área técnica de DST/AIDS em São Paulo foi transformada oficialmente em Programa Municipal e o Brasil conseguiu diminuir os índices de transmissão vertical( mãe para o filho). São alguns dos destaques desta retrospectiva que publicamos a seguir. No ano que passou o Brasil sediou a IX Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, um evento que acontece a cada sete anos.

Especialistas do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Iniciativa Ecumênica de HIV/Aids na África (EHAIA) participam da IX Assembléia do Conselho Mundial de Igrejas, um evento que acontece a cada sete anos e que, em 2006, está tendo lugar em Porto Alegre, desde o dia 14 até o próximo dia 23 de fevereiro. O objetivo da Assembléia é revisar programas e determinar as políticas gerais a serem aplicadas pelas igrejas em âmbito ecumênico.

A indiana Renu Chahil-Graf, doutora em estudos de desenvolvimento, representante do UNAIDS no Brasil, o reverendo e mestre em Teologia Canon Ted Karpf, da Organização Mundial da Saúde, a especialista em advocacy Noemi Espinoza e a coordenadora regional do EHAIA Ayoko Bahun-Wilson participarão do debate no próximo dia 21, às 13h30. O tema em pauta será “Igrejas e UNAIDS trabalhando juntos”.

O UNAIDS advoga para que as igrejas atuem conjuntamente na prevenção ao HIV e à aids alcançando o maior número possível de fiéis. “A liderança das representações religiosas, quer seja nas comunidades, quer seja no âmbito da hierarquia das Igrejas é essencial para alavancar a prevenção e a atenção ao HIV/aids”, afirma Chahil-Graf. Ela completa: “Os ensinamentos religiosos devem estar adaptados à realidade, incluindo as necessidades especiais dos jovens, cuja vulnerabilidade à infecção pelo vírus continua crescendo”. A representante do UNAIDS cita a Pastoral da Aids e a Caritas Internationalis como alguns exemplos de parcerias desenvolvidas com as igrejas no Brasil e no mundo.

No evento será lançada a versão em português da publicação “Relatório de uma Oficina Teológica Sobre Estigmas Relacionados ao HIV e à Aids”, que traz informações sobre uma oficina internacional realizada em Windhoek, Namíbia, em 2003. A publicação é fruto de uma parceria com o Programa Naciona de DST e Aids e inclui um capítulo sobre a resposta da Igreja Católica à epidemia no Brasil.

Serviço:

CEPUC
Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Auditório – Prédio 50
Endereço: Campus Central – Av. Ipiranga, 6681

Informações: George Okechukwu Maha
Tel: (0XX61) 9967 3705

Fonte: UNAIDS

Apoios