
Nos cinco dias (21 a 25/7) da Rede de Influenciadores Promotores da Saúde (Rips), os participantes selecionados para a formação vivenciaram uma intensa programação sobre temas como sobre saúde, comunicação, literacia digital, determinantes sociais e audiovisual. Idealizado pela Coordenação de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), o projeto foi construído com o intuito de qualificar 12 jovens influenciadores digitais de territórios periféricos do Grande Rio para atuarem como promotores da saúde em suas plataformas de mídias sociais.
Reunião do Rips
Projeto foi construído com o intuito de qualificar 12 jovens influenciadores digitais de territórios periféricos do Grande Rio para atuarem como promotores da saúde em suas plataformas de mídias sociais
A programação contou com a participação de pesquisadores convidados da Fiocruz e de instituições parceiras, como a Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais (CPAI) da Superintendência de Promoção da Saúde (SPS), que trocaram experiências e promoveram dinâmicas a fim de despertar o debate e a reflexão crítica com base na metodologia formação-ação. As atividades foram amplamente divulgadas pelo próprios participantes nas suas redes sociais, destacando o projeto e a importância da Fiocruz para a população brasileira.
Para Alice Gomes, uma das influenciadoras participantes — que havia estado na Fiocruz sete meses antes, como paciente em tratamento de doença autoimune — o projeto propiciou aprendizado e visibilidade para sua história. “Foi uma experiência muito especial, que me marcou de verdade. Aprendi muita coisa, conheci pessoas incríveis, vivi momentos que vou levar comigo pra sempre. Sou muito grata por cada oportunidade que tive aí dentro, de aprender, de falar, de escutar e de trocar”, afirma Alice, que soma mais de 13 mil seguidores no Instagram.
A pesquisadora da Fiocruz Mata Atlântica, Flávia Soares, que levou o jogo de tabuleiro #TAMOJUNTO, de sua autoria, para uma oficina, destacou a participação ativa do grupo de jovens. “Fiquei muito feliz em apresentar o jogo, que aborda comunicação não violenta e empatia, para jovens influenciadores. Percebi um interesse e uma participação genuínos. Acredito que essa proposta tem um grande potencial para ampliar o alcance de informações voltadas à promoção da saúde, tanto para o público jovem quanto adulto”, ressaltou.
O encerramento da formação contou com a presença de três influenciadores de grande visibilidade: Raphael Vicente, Babu Santana e Gabi de Pretas. Durante um mesacast realizado na sede da Fiocruz, os jovens participantes puderam trocar vivências com os convidados e discutir temas como promoção da saúde, representatividade e os desafios da criação de conteúdo nas redes. Para Raphael, o mesacast com os influenciadores foi uma das mais marcantes que participou. “As perguntas, os temas, a abordagem que eles usaram me fizeram pensar. Foi realmente surpreendente”, destacou.
“Ainda estou digerindo tudo que vivi com o Rips, um projeto incrível realizado na Fiocruz, que me deu a oportunidade de participar de uma mesacast muito especial sobre arte e saúde mental. Foi uma conversa forte, profunda, necessária, daquela que a gente leva no coração”, afirmou Alice Gomes.
A intensa programação do projeto, entre oficinas, rodas de conversa, atividades lúdicas, visitas e produção colaborativa de conteúdo audiovisual, foi integralmente documentada e poderá ser conferida nos cinco episódios que serão editados e disponibilizados, na segunda quinzena de agosto, na Video Saúde Distribuidora da Fiocruz.


