Prevenção ao HIV no Carnaval: enquanto algumas cidades do litoral de São Paulo reforçam ações, outras deixam lacunas na informação

Ouça esta postagemCarregando...
1.0x

O Carnaval é um dos momentos mais esperados do ano, marcado por festas, encontros e celebrações. Mas, além da folia, a época também exige atenção redobrada para a saúde sexual. Por isso, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Bora combinar? Prevenção no Carnaval é sucesso.”, reforçando as estratégias de prevenção combinada contra o HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com destaque para as profilaxias pré e pós-exposição ao HIV.

No entanto, uma pesquisa feita pela Agência de Notícias da Aids junto aos sites oficiais das Prefeituras, mostra que a adesão à divulgação dessas estratégias ainda é desigual entre as cidades do litoral de São Paulo. Enquanto municípios como Guarujá, Ilhabela, e Caraguatatuba promovem iniciativas educativas e distribuem insumos preventivos, outras cidades como Santos, São Sebastião e Ubatuba não deixam claro se disponibilizam ou incentivam o acesso a ferramentas como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) no Carnaval.

A importância da prevenção combinada

A prevenção combinada envolve diferentes métodos para reduzir a transmissão do HIV e de outras ISTs. No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza diversas estratégias:

– Camisinha interna e externa: cria uma barreira física contra o HIV e outras ISTs.
– Gel lubrificante: reduz o risco de lesões e facilita o uso do preservativo.
– Testagem regular: permite o diagnóstico precoce do HIV e de outras ISTs.
– PrEP (Profilaxia Pré-Exposição): uso diário de um medicamento que impede a infecção pelo HIV antes da exposição ao vírus.
– PEP (Profilaxia Pós-Exposição): tratamento de urgência que deve ser iniciado em até 72 horas após uma possível exposição ao HIV.

Para a ativista Fabi Mesquita Guarani, da ONG Multiverso, a falta de divulgação da PrEP e da PEP é um problema grave.

“É lamentável que as estratégias de divulgação da PrEP e da PEP – duas ferramentas essenciais na prevenção do HIV – ainda não atinjam de forma adequada aqueles que mais precisam delas. Em pleno século 21, é inadmissível que, mesmo havendo evidências robustas sobre a eficácia desses métodos, a informação chegue de maneira fragmentada e insuficiente à população, principalmente entre os jovens, um dos grupos mais afetados. A população frequentemente enfrenta barreiras de acesso, tanto por falta de campanhas de comunicação direcionadas e descomplicadas quanto pelo estigma que envolve o assunto. A situação se agrava quando consideramos que a disseminação desta informação depende de canais acessíveis e de uma linguagem nítida para compreender suas opções preventivas. É imperativo que as autoridades e os profissionais de saúde invistam em campanhas educativas e em estratégias de comunicação que dialoguem diretamente com a população e, em especial, com os jovens, garantindo a disseminação correta e abrangente dessas medidas que salvam vidas.”

O empreendedor social e presidente do Instituto Vida Nova, Américo Nunes, considera que a divulgação de informações sobre a PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) ao HIV está sendo negligenciada. “Ao pesquisar sobre essa questão na internet, percebe-se que apenas os municípios de Guarujá e Ilhabela priorizam a divulgação de informações sobre a PrEP e a PEP durante o Carnaval em veículos de comunicação. Em uma publicação recente no Diário Oficial do Guarujá, a importância da PEP e os locais de dispensação foram destacados. No entanto, em outros municípios paulistas, a falta de divulgação sobre a PrEP e a PEP é preocupante. A ausência de conscientização, recursos limitados, estigma e preconceito, além da priorização de outras questões de saúde, podem ser algumas das razões para essa omissão. Será? A disseminação de informações sobre a PrEP e a PEP é fundamental para prevenir a transmissão do HIV, especialmente durante o Carnaval, período em que a exposição ao risco pode ser maior. Para mudar essa realidade, é essencial sensibilizar líderes e gestores municipais, desenvolver campanhas de conscientização e ampliar os recursos financeiros e humanos para a prevenção do HIV e a divulgação da PrEP e da PEP — não apenas durante o Reinado de Momo, mas ao longo de todo o ano. É hora de priorizar a saúde e a segurança dos foliões. Informar sobre a PrEP e a PEP pode salvar vidas.

Ilhabela e o ‘Bloco da Camisinha’: carnaval com informação e prevenção

Foto Noticia Principal Grande

Dentre as cidades que promovem ações de prevenção, Ilhabela se destaca com uma iniciativa inovadora: o Bloco da Camisinha. Organizado pela Secretaria de Saúde, o bloco abriu no dia 21 de fevereiro os desfiles carnavalescos com mensagens de conscientização sobre o uso de preservativos, sobre a PEP e a PEP.

A iniciativa, que já virou tradição no Carnaval da cidade, une folia e informação. Neste ano, o samba oficial do bloco, composto por Igor Bebê, reforçou a importância da prevenção:

“Olha que eu vou pra folia, vou brincar com meu povo,
O meu bloco é maneiro, é camisinha de novo!
A minha intenção é te conscientizar,
Com camisinha vou aqui e vou pra lá!
É o bloco da prevenção, tem que ser ligeiro e não pode atrasar,
A saúde de Ilhabela é exemplo nacional,
Profilaxias PREP e a PEP, medicações que vão salvar o Carnaval.”

Além do bloco, a Secretaria de Saúde mantém unidades básicas abertas em horários especiais para facilitar o atendimento e a testagem para ISTs. (Saiba mais)

Outras cidades reforçam campanhas, mas algumas ficam para trás

Em Guarujá, a prefeitura disponibiliza a PEP em todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Prontos-Socorros. Márcia Helena Rodrigues, coordenadora do Programa IST/Aids do município, reforça que a PEP é um recurso importante, mas não substitui outras formas de prevenção. (Leia mais)

Governo Municipal de Caraguatatuba reforça prevenção para aproveitar Carnaval com consciência

Em Caraguatatuba, a prefeitura aposta em uma grande distribuição de preservativos e gel lubrificante, além de ações educativas. Durante o Carnaval, uma tenda informativa será montada na Praça do Caiçara para orientar os foliões sobre prevenção combinada.

Durante os dias de folia, de 1º a 4 de março, a ação se concentra na Praça do Caiçara, na Rua Dr. Paul Harris no Centro, das 17h às 22h, com distribuição de insumos ao longo da avenida durante a passagem dos blocos.

Equipes de Saúde promoverão ações no Carnaval

Já Bertioga promove a distribuição de preservativos e materiais educativos, mas não divulga se a PrEP e a PEP estão acessíveis durante o Carnaval.

Por outro lado, Santos, São Sebastião e Ubatuba não apresentam informações claras sobre estratégias de prevenção além do uso de preservativos.

– Santos menciona a camisinha em seus materiais informativos, mas sem referências à PrEP e PEP.
O site oficial da Prefeitura informa que os cuidados relacionados ao HIV, incluindo diagnóstico, proteção e tratamento, são oferecidos na Coordenadoria de Controle de Doenças Infectocontagiosas, situada na Rua Constituição, 556, Vila Mathias. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

– São Sebastião divulgou sua programação de Carnaval sem qualquer menção a ações de saúde preventiva.

– Ubatuba foca em uma campanha contra o assédio e a violência contra a mulher, mas não inclui medidas de prevenção ao HIV.

Falta de informação ainda é uma barreira

Apesar dos avanços na prevenção ao HIV, a divulgação insuficiente da PrEP e da PEP ainda impede que essas ferramentas cheguem a quem mais precisa.

O Carnaval, como um dos eventos mais populares do país, representa uma oportunidade única para ampliar o diálogo sobre saúde sexual. No entanto, a realidade mostra que muitas cidades ainda falham em garantir que a prevenção combinada seja acessível a todos.

Redação da Agência de Notícias da Aids

Dicas de entrevista

Américo Nunes

www.ividanova.org.br

Fabi Mesquita

www.institutomultiverso.org

Apoios