Participantes da feira internacional de beleza, Hair Brasil, fazem teste rápido para o HIV, sífilis e hepatites

Ouça esta postagemCarregando...
1.0x

12/04/2014 – 12h35
 
Começou na manhã deste sábado, 12 de abril, a Hair Brasil, evento internacional da área de beleza que reúne profissionais de diversas áreas do segmento e expõe as novidades disponíveis no mercado. Localizado no pavilhão azul do Expo Center Norte, em São Paulo, o evento segue até o 15 de abril.

O teste rápido de diagnóstico às hepatites B e C estará disponível a todos os participantes da Hair Brasil 2014. Os profissionais de beleza também terão acesso à vacina contra a hepatite B e aos exames de sífilis e HIV.

Manicures e pedicures são uma das populações vulneráveis às hepatites B e C, alvo das ações de prevenção do Ministério da Saúde. De acordo com o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Fábio Mesquita, eventos dessa natureza têm proporcionado a oportunidade de disponibilizar informações e insumos de prevenção, combater estigma e preconceito e ampliar o diagnóstico precoce, principalmente para esse público, já que, “o uso de instrumentos não esterilizados pode representar um perigo para a transmissão dos vírus dessas doenças. Oferecer acesso à testagem para públicos prioritários como esse é uma importante ferramenta de conscientização e prevenção do Ministério da Saúde”, explicou Mesquita.

O Ministério da Saúde tem uma cartilha específica para manicures, que traz orientações sobre práticas seguras no ambiente de trabalho. Acesse aqui o material educativo.

Previsto para funcionar durante toda a feira, das 10h às 20h, o estande do Ministério da Saúde vai também promover a vacinação contra a hepatite. Também estão previstas a distribuição junto com material de prevenção de cerca de 10 mil preservativos masculinos, 3 mil preservativos femininos, 10 mil saches de gel lubrificante, 2 mil kits para estimular e promover o uso de material individual para fazer unhas (luva para mãos e pés, lixas, toalhas e palitos).

No estande, a previsão é realizar 150 testes dia para cada doença. Também estarão disponíveis outras vacinas, como tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). Durante o evento, o Ministério também ira promover palestras sobre as hepatites virais. Veja programação abaixo.

Programação de Palestras

Domingo – 13/04

Congresso de Podologia
Horário: 11hs
Auditório 6 e 7
Tema: A Importância da Prevenção das Hepatites Virais em Podologia
Palestrante: Márcia Fátima Frigério – Coordenadora do território da orla – Departamento de Atenção da Secretaria Municipal de Santos – SP

Congresso de Manicure
Horário: 10hs
Tema: A Importância da Prevenção das Hepatites Virais para Manicures
Palestrante: Márcia Fátima Frigério – Coordenadora do território da orla – Departamento de Atenção da Secretaria Municipal de Santos – SP

Segunda-feira – 14/04

Congresso de Estética
Horário: 10h30
Tema: A Importância da Prevenção das Hepatites Virais na Estética
Palestrante: Mariângela Caldeira de Almeida Liborio – Enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Ana Costa de Santos – Santos – SP

Terça-feira – 15/04

Simpósio de Vigilância Sanitária
Horário: 11hs
Dra. Regina Célia Cicolo da Silva – Coordenadora do Programa Municipal de Hepatites Virais de São Paulo
Dra. Maria Eunice Rebello Pinho também trabalha – Programa Municipal de Hepatites Virais do município de São Paulo
Auditório

Apoios