Balada da Prevenção, vacinação, testagens e acesso à PrEP e PEP marcaram a participação da saúde pública na 25ª Feira Cultural da Diversidade e Empreendedorismo LGBT+
O Vale do Anhangabaú foi tomado pelas cores da diversidade nesta quinta-feira (4), durante a 25ª Feira Cultural da Diversidade e Empreendedorismo LGBT+, um dos eventos mais tradicionais da programação oficial da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. Ao longo do dia, milhares de pessoas circularam pelo espaço em busca de atrações culturais, oportunidades de negócios, serviços públicos e momentos de celebração da pluralidade que caracteriza a comunidade LGBTQIA+.
Mais do que uma vitrine para empreendedores e artistas, a feira reafirmou seu papel como espaço de cidadania e promoção de direitos. Entre apresentações culturais, expositores, coletivos sociais e instituições públicas, a saúde ocupou lugar de destaque com uma série de ações voltadas à prevenção, ao acolhimento e à ampliação do acesso aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Neste ano, a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde apostou em uma proposta inovadora para dialogar com o público: a Balada da Prevenção.
Uma nova forma de falar sobre prevenção
A iniciativa chamou a atenção de quem passava pela feira ao transformar informações sobre HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis em uma experiência interativa, acessível e acolhedora.
O espaço foi pensado para estimular a participação do público por meio de atividades educativas e recursos tecnológicos que apresentavam diferentes estratégias de prevenção disponíveis atualmente.

Um dos destaques foi o armário de autotestes de HIV, onde os visitantes puderam conhecer melhor o funcionamento da ferramenta, esclarecer dúvidas e receber orientações sobre como utilizá-la de forma segura e confidencial.
A proposta reforçou o conceito da prevenção combinada, que reconhece que diferentes métodos podem ser utilizados simultaneamente para ampliar a proteção contra o HIV.
O espaço também contou com cenários e acessórios para fotos, criando um ambiente leve e convidativo, capaz de aproximar o público de temas historicamente cercados por estigma e desinformação.
Testagem e acesso às novas tecnologias de prevenção

Além da experiência interativa, equipes da Coordenadoria de IST/Aids realizaram testagens rápidas para HIV e sífilis ao longo de todo o evento.
O serviço permitiu que visitantes tivessem acesso ao diagnóstico de forma rápida, gratuita e sigilosa, além de receberem orientações individualizadas sobre prevenção e cuidado em saúde sexual.
A equipe também levou para a feira o acesso a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), estratégias que vêm desempenhando papel fundamental na redução de novas infecções.
Enquanto a PrEP é indicada para pessoas que desejam se proteger antes de uma possível exposição ao vírus, a PEP pode ser utilizada em situações de emergência, após uma relação sexual desprotegida ou outra situação de risco, desde que iniciada em até 72 horas.
Saúde para além dos consultórios
Durante a feira, a Prefeitura de São Paulo também levou outras ações de promoção da saúde para o público presente.
Equipes realizaram vacinação gratuita contra influenza, HPV, hepatite A, hepatite B e dT (difteria e tétano), permitindo que muitas pessoas atualizassem sua carteira de vacinação sem precisar procurar uma unidade de saúde.
Cultura, empreendedorismo e geração de oportunidades

A saúde dividiu espaço com dezenas de iniciativas que fizeram da Feira da Diversidade um dos eventos mais aguardados da semana do orgulho.
Ao longo do Anhangabaú, empreendedores LGBTQIA+ apresentaram produtos e serviços que iam da moda à gastronomia, passando pela literatura, artes visuais, economia criativa e inovação.
A feira também destacou o empreendedorismo sênior, oferecendo visibilidade para pessoas LGBTQIA+ com mais de 50 anos que encontraram no próprio negócio uma forma de autonomia financeira e expressão pessoal.
Nos palcos e áreas culturais, artistas de diferentes linguagens celebraram a diversidade por meio da música, da dança, do teatro e das manifestações artísticas que historicamente acompanham a trajetória do movimento LGBTQIA+.
Ao completar 25 anos, a Feira Cultural da Diversidade e Empreendedorismo LGBT+ mostra que continua exercendo um papel fundamental na construção de uma sociedade mais inclusiva.
Em um momento marcado pelos 30 anos da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, o evento reafirma que a luta por direitos vai além da celebração. Ela passa também pelo acesso à saúde, ao trabalho, à renda, à informação e à cidadania.
Redação da Agência de Notícias da Aids




