Inscrições para a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Mental e Juventudes terminam nesta sexta (8)

Ouça esta postagemCarregando...
1.0x

Estão abertas as inscrições para a 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Mental e Juventudes, que ocorrerá no dia 16 de setembro de 2023 e será realizada integralmente online, na plataforma Zoom.

Com o tema “A Juventude Quer Viver”, a conferência tem como objetivo criar espaço de discussão pública sobre saúde mental no contexto das juventudes. Além disso, que abordar os desafios que os adolescentes e jovens brasileiros enfrentam em relação à promoção da vida, com foco na formulação de propostas de políticas públicas relacionadas à saúde mental, direcionadas especificamente às juventudes.

Segundo o observatório Ocupe SUS Juventudes, que está a frente do evento, a conferência desempenhará papel fundamental na implementação da Linha de Cuidado para a Saúde de Adolescentes e Jovens no Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos aspectos destacados será a eleição de delegadas e delegados que representarão este importante tema na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (5ª CNSM), programada para dezembro deste ano em Brasília.

O evento está sendo mobilizado pelos usuários e instituições participantes do observatório. A comissão técnica organizadora é composta pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV e Aids, Instituto Multiverso, Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde, núcleo São Paulo e o Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids de São Paulo.

Essa mobilização já conta com 450 inscritos. A programação abordará como eixo norteador o Cuidado em liberdade como garantia de Direito a Cidadania e discutirá em subgrupos a desinstitucionalização, redução de danos e atenção às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas, saúde mental na infância, adolescência e juventude, saúde mental no sistema prisional, diversas formas de violência, opressão e cuidado em saúde mental, prevenção e pósvenção do suicídio e integralidade no cuidado.

Por que participar?

“Essa é uma grande oportunidade de contribuir para a construção de propostas de políticas públicas relacionadas à saúde mental, direcionadas especificamente às juventudes. Fazer parte da implementação da Linha de Cuidado para a Saúde de Adolescentes e Jovens no Sistema Único de Saúde que atualmente está sendo implementada no estado de São Paulo e fomentar sua construção em âmbito nacional”, garantem os organizadores.

Para se inscrever na 1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Mental e Juventudes OCUPE SUS, preencha o formulário de inscrição clicando aqui. Você pode ser inscrever até amanhã, 8 de setembro.

Serviço

1ª Conferência Nacional Livre de Saúde Mental e Juventudes

Quando: 16 de setembro de 2023

Com transmissão ao vivo via ZOOM

Apoios