Mostra reúne relatos, imagens e vivências de brasileiros durante a pandemia e fica em cartaz até 9 de agosto
A exposição “A Infinita Memória da Pandemia: a história da Covid-19 por todos nós, brasileiros” foi aberta ao público nesta terça-feira, 7 de julho, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na capital paulista. Gratuita, a mostra permanece em cartaz até 9 de agosto e reúne relatos, imagens, vídeos, mensagens e testemunhos de brasileiros sobre as experiências vividas durante a pandemia de Covid-19.
Com dez estações imersivas, a exposição transforma registros digitais em uma experiência sensorial e coletiva. O percurso propõe uma reflexão sobre temas como isolamento social, luto, ciência, desinformação, solidariedade e memória coletiva.
“A memória é muito importante porque ela é pedagógica. Ela permite recuperar os aprendizados, entender o que poderia ter sido feito e nos preparar para as próximas pandemias”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A mostra foi desenvolvida a partir do acervo do Memorial Digital da Pandemia de Covid-19, iniciativa construída de forma colaborativa para reunir registros sobre as experiências da população brasileira durante a crise sanitária.
A exposição também contará com atividades educativas e mediação cultural voltadas a grupos escolares e ao público em geral. Para ampliar a acessibilidade, haverá mediação em Libras no período da tarde, das 15h30 às 20h.
Após a temporada em São Paulo, a mostra seguirá para Fortaleza, Manaus e Porto Alegre. Depois, passará a integrar o acervo permanente do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), no Rio de Janeiro.
Redação da Agência de Notícias da Aids com informações
Serviço
Exposição: “A Infinita Memória da Pandemia: a história da Covid-19 por todos nós, brasileiros”
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) — Rua Vergueiro, 1000, Liberdade, São Paulo/SP
Acesso: Metrô Estação Vergueiro, Linha Azul
Em cartaz até: 9 de agosto
Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 20h
Mediação em Libras: das 15h30 às 20h
Entrada: gratuita
Agendamento para grupos: agendamento.infinitamemoria@gmail.com




