Especial_COPA DO MUNDO: Japão considera aids coisa de estrangeiro. Grécia usa força e repressão para controlar a doença, segundo Unaids

Ouça esta postagemCarregando...
1.0x

__ Arte: Rubens Dultra e Silva /Barong

19/06/2014 – 10h30

Japão e Grécia, derrotados na primeira rodada do Grupo C da Copa do Mundo, têm um duelo marcado para essa quinta-feira (19), às 19h, em Natal (RN). Ambos precisam da vitória para continuar sonhando com uma vaga nas oitavas de final. Comentaristas consideram o Japão a seleção mais forte da Ásia, mas a partida contra a Costa do Marfim mostrou que isso não significa muita coisa em um torneio como a Copa do Mundo. Já a Grécia foi atropelada por 3 a 0 pela Colômbia na estreia. Conheça a situação da aids nestes países:

Japão

A cultura japonesa impõe uma abordagem mais contida com relação às campanhas de combate ao vírus HIV. O preconceito no país é grande e a doença ainda é vista como fruto de uma vida promíscua, vinda dos estrangeiros. Mas, de acordo com relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids), foram 1.075 novos casos de HIV reportados em 2010, sendo que 92,7% deles eram japoneses, enquanto 7,3% eram estrangeiros vivendo no país.

O diretor da Associação de Espaço e Prevenção Humanizada (Epah), José Araújo Lima, vai frequentemente ao país falar sobre prevenção com os chamados decasséguis, que são os imigrantes temporários, e todos os demais interessados.

Em 2012, a Embaixada Brasileira no Japão estimava que havia cerca de 300 mil decasséguis brasileiros no Japão e 1.200 poderiam ter HIV. O Unaids estima que cerca de 8 mil pessoas vivam com HIV hoje no Japão, o que representa uma incidência de cerca de 0,1% na população de mais de 127 milhões de pessoas.

Quanto às vias de transmissão, 69,2% tiveram relações homossexuais e 18,1%, heterossexuais. Ainda segundo o relatório, apenas três casos vinham do uso de drogas injetáveis e outros três, de transmissão vertical (TV). Outros 8,6% não souberam especificar como foram expostos ao vírus. A infecção por via sexual, ainda segundo o Unaids, vem crescendo constantemente no país.

Mais números

• Prevalência de HIV/aids entre 15 a 49 anos: 0,1%
• Mulheres vivendo com HIV: cerca de 1.500

Sobre o país

O Japão não fica fora de uma Copa do Mundo desde 1998, quando se classificou pela primeira vez. Em sua quinta participação consecutiva, a equipe vai tentar superar as campanhas de 2002 e de 2010, quando terminou na nona posição. Embora o Japão nunca tenha ido além das oitavas de final em uma Copa, incluindo a vez em que foi sede da competição ao lado da Coreia do Sul, o futebol do país vem melhorando a cada ano.

Grécia

O aumento de 200% nos casos de HIV/aids na Grécia desde 2011 colocou o país no centro de uma imensa polêmica, no ano passado. Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que metade das novas infecções era adquirida de propósito, com a população se autoinjetando para poder receber o seguro saúde do governo, de 700 euros (cerca de R$ 2.100). O mundo se indignou e a OMS pediu desculpas. Atribuiu a informação a um erro de edição e disse que apenas uns poucos gregos se autoinfectavam visando o benefício.

Vivendo uma grave crise econômica desde 2010, a Grécia enfrenta vários problemas e a área da saúde é uma das mais afetadas. Estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, de 2011, mostrou que o uso de drogas injetáveis é responsável por metade das infecções. A outra metade, indicou o estudo, estava ligada ao sexo inseguro e ao aumento da prostituição.

A política de enfrentamento da aids da Grécia passa bem longe de ser a recomendada.Também no ano passado, o Programa das Nações Unidas para o HIV/Aids (Unaids) teve de interceder junto às autoridades, exigindo delas o respeito aos direitos humanos. Segundo denúncias, elas obrigavam as profissionais do sexo a fazerem o teste de HIV e as que apresentavam resultado positivo tinham o nome, a foto e o status sorológico revelados, como ficha criminal, na página da polícia na internet.

Mais números

• Habitantes: 11 milhões
• Taxa de infecção por HIV em 2003: 3,9 para 100 mil pessoas
• Taxa de infecção por HIV em 2012: 10,9 para 100 mil pessoas

Sobre o país

País dos grandes pensadores, grandes filósofos e grandes templos, a Grécia também tem praias belíssimas e é um dos destinos turísticos mais disputados do mundo.

Redação da Agência de Notícias da Aids

Apoios