Documentário sobre os 20 anos de Global Village é destaque no Jornalistas & Cia

Ouça esta postagemCarregando...
1.0x

A mais recente edição do boletim Jornalistas & Cia destacou em sua página 30 o lançamento do documentário “HIV e Aids, Suas Histórias: 20 anos do Global Village”, uma produção da Agência Aids em parceria com o SescTV. A obra celebra duas décadas de resistência, memória e ativismo em torno do HIV/aids, e marca a primeira produção internacional do SescTV sobre o tema.

Com estreia marcada para o dia 3 de junho, no CineSesc, em São Paulo, o documentário é dirigido por Roseli Tardelli, fundadora da Agência Aids. O filme resgata trajetórias de ativistas de diferentes partes do mundo e reafirma o compromisso com os direitos humanos e a dignidade das pessoas que vivem com HIV.

Com 30 minutos de duração, a obra foi gravada durante a 24ª Conferência Internacional de Aids, realizada em 2024 na cidade de Munique, na Alemanha. O filme reúne 18 entrevistas com ativistas de diversos continentes, apresentando depoimentos em português, espanhol e inglês. As falas abordam avanços e retrocessos nas políticas públicas, ciência, cuidado em saúde e direitos humanos, sempre a partir das vivências de quem está na linha de frente do enfrentamento à epidemia.

O documentário evidencia o espírito vibrante e plural do Global Village, espaço tradicional das conferências da Aids dedicado à articulação comunitária e à participação social.

A exibição no CineSesc marca o início da circulação nacional do filme. Em seguida, ele será disponibilizado no canal do SescTV no YouTube e em outras plataformas, com previsão de exibição em diferentes cidades do Brasil.

Redação da Agência de Notícias da Aids

Apoios