Diário do Grande ABC: São Bernardo amplia vacinação contra HPV para jovens

Ouça esta postagemCarregando...
1.0x

A Prefeitura de São Bernardo, por meio da Seção de Vigilância de Enfermidades Transmissíveis e Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, anunciou a ampliação da faixa etária da vacinação contra o HPV. Agora, além de crianças de 9 a 14 anos, jovens de 15 a 19 anos também poderão receber a vacina quadrivalente, aplicada em dose única.

A vacina é reconhecida como principal meio de prevenção contra o câncer do colo do útero, ânus, esôfago, boca e pênis. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e busca alcançar os adolescentes que não receberam o imunizante nos anos anteriores. Segundo estimativas nacionais, cerca de 7 milhões de jovens de 15 a 19 anos não haviam sido vacinados até 2024.

“A vacina é uma das ferramentas mais importantes quando a gente fala em promoção de saúde. Nós só chegamos até aqui, hoje, como humanidade, por conta das vacinas, que acabaram com doenças que dizimavam a população. Aqui em São Bernardo nós estamos fazendo esse esforço e convocamos todos os pais e responsáveis a levar suas crianças e adolescentes até uma das nossas UBSs (Unidades Básicas de Saúde)”, afirmou o secretário de Saúde de São Bernardo, Jean Gorinchteyn.

“A vacina é segura, já foi amplamente testada e é uma das principais formas de se prevenir tipos de câncer que estão entre aqueles que mais matam as pessoas, quando não descobertos a tempo, como o câncer do colo de útero”, completou o secretário.

Onde se vacinar

As 35 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade estão equipadas com a vacina contra HPV, e diversas unidades funcionam em horário estendido para atender à demanda. Os pais e responsáveis podem conferir endereços e horários de funcionamento neste link.

Apoios