21/07/2014 – 11h30
Dez organizações comunitárias ganharam a edição de 2014 do prêmio Red Ribbon (Laço Vermelho) por conta de seu trabalho para reduzir o impacto da epidemia de aids. As organizações receberam o importante prêmio em uma sessão especial da 20ª Conferência Internacional de Aids (AIDS 2014), que acontece em Melbourne, na Austrália. O Red Ribbon Award é o principal prêmio do mundo para a inovação e trabalhos comunitários na resposta à epidemia de HIV/aids.
As organizações comunitárias têm mostrado ao mundo como se mobilizar para a mudança na resposta à aids e o prêmio reconhece as realizações transformadoras. “Nas aldeias e vilas em todo o mundo, as comunidades têm trazido o assunto para suas próprias mãos e trazido soluções inovadoras para o que costuma aparecer como problemas insuperáveis na resposta à aids”, disse Michel Sidibé, Diretor Executivo do Unaids. “eu parabenizo os ganhadores do prêmio de 2014 por sua coragem, determinação e dedicação. Sua liderança e pensamento de vanguarda nos trouxeram para onde estamos hoje”.
Os ganhadores de 2014 são organizações da República Democrática do Congo, Guiana, Indonésia, Irã, Quênia, Líbano, Malawi, Nepal, Ucrânia e Venezuela. Quase mil indicações vindas de 120 países foram recebidas pelo Comitê do prêmio, que é oferecido pelo Unaids em parceira com outras organizações da ONU, da 20ª Conferência Internacional de Aids, a Rede Global de Pessoas Vivendo com HIV, a Comunidade Internacional de Mulheres vivendo com HIV/Aids, o Conselho Internacional das Organizações de Serviços de Aids e o Irish Aids. Cada organização ganhadora receberá um prêmio de 10 mil dólares.
O Red Ribbon Award teve sua primeira edição em 2006 e desde então vem acotnecendo a cada dois anos nas Conferências Internacionais de aids. Neste ano, foram 5 categorias. Os 10 ganhadores são listados abaixo, por categoria:
Categoria 1 – Prevenção da transmissão sexual: Action pour la Lutte contre l’Ignorance du SIDA (ALCIS) e Marsa Sexual Health Centre
Categoria 2 – Prevenção entre usuários de drogas: Ehyaye Hayyate Sarmad e Dristi
Categoria 3 – tratamento, cuidado e apoio: Life Concern Organization (LICO) e Cherkassy Regional Branch of All-Ukrainian Network of PLWHA
Categoria 4 – Advocacy e direitos humanos: Society against Sexual Orientation Discrimination (SASOD) e Perssaudaraan Korban Napza Indonesia (PKNI)
Categoria 5- Zerando as novas infecções do HIV entre crianças e mantendo suas mães vivas, saúde da mulher: Girl Child Counseling Women’s Group e AC Mujeres Unidas por la Salud


