30/01/2007 – 19h
A maior agência humanitária do mundo pediu na terça-feira quase 300 milhões de dólares para seu financiamento em 2007, cerca de dois terços a mais do que no ano passado, para ajudar os países a enfrentarem a Aids e o aquecimento global.
A Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho disse que as catástrofes climáticas previstas pelos cientistas em decorrência do aquecimento global, como inundações e furacões, representam a mais grave das ameaças aos países mais pobres.
“As pessoas mais afetadas pelas alterações climáticas serão as mais vulneráveis do mundo: os idosos, os deficientes e os mais miseráveis entre os pobres”, disse o secretário-geral da Federação, Markku Niskala, em nota. “É crucial que invistamos pesadamente em tornar as comunidades mais fortes e resistentes”.
O apelo anual inclui cerca de 50 milhões de dólares para o combate à Aids no sul da África. A doença deve matar mais gente na próxima década do que todas as guerras e desastres naturais nos últimos 50 anos, segundo a entidade.
No sul da África, a região mais atingida pela epidemia de Aids, a Federação pretende ampliar o tratamento e intensificar sua campanha contra a discriminação das vítimas.
(Por Richard Waddington)
Fonte: Agência Reuters


