BRASIL ABRE CONSULTA REGIONAL SOBRE PREVENÇÃO DA AIDS ENTRE PROFISSIONAIS DO SEXO NO PERU

Ouça esta postagemCarregando...
1.0x

23/2/2007 – 18h

O Brasil participará da primeira consulta regional sobre trabalho sexual e HIV e aids, em Lima, Peru. A Consulta Regional definirá a estratégia da América Latina e do Caribe para enfrentamento da epidemia de aids nesse segmento da população. Também participam do encontro os ministros peruanos da Saúde, Carlos Vallejos Sologuren, da Justiça, Maria Zavala Valladares, e do Interior, Pilar Mazzetti Soler. Na conferência de abertura, no dia 26 de fevereiro, segunda-feira, a diretora do Programa Nacional de DST e Aids, Mariângela Simão, falará sobre acesso universal a prevenção, assistência e tratamento no contexto do trabalho sexual. O evento será transmitido ao vivo pelo site: www.minsa.gob.pe.

Durante três dias, 90 representantes de governos, da sociedade civil e das agências internacionais discutirão o acesso universal a prevenção, tratamento, assistência; legislação; ativismo e defesa dos direitos humanos para esse grupo específico.

A decisão de organizar a primeira Consulta Regional foi tomada durante a Consulta Global em HIV/Aids e Trabalho Sexual, realizada no Rio de Janeiro em julho de 2006. Durante a consulta pretende-se identificar as lacunas entre a política e a prática no contexto do acesso universal a prevenção, tratamento e assistência dirigidos a(o)s trabalhadoras(res) do sexo; proteger, promover e sustentar os direitos humanos; propor estratégias para eliminar o estigma e a discriminação que afetam o acesso universal e fortalecer uma resposta não discriminatória dos sistemas de saúde. Outro objetivo é aumentar o envolvimento de autoridades políticas da região no tema “trabalho sexual e HIV/aids”.

Para a diretora do PN-DST/AIDS, Mariângela Simão, um dos desafios é tornar a rotina profissional dos trabalhadores do sexo mais segura. “E isso envolve não apenas a prevenção das DST e da aids, mas também as questões relacionadas à segurança do ambiente de trabalho, ao estigma, à discriminação e à violência a que essas pessoas são submetidas”, explicou a diretora. Para defender a posição das trabalhadoras do sexo brasileiras, também participam da reunião três representantes da Rede Brasileira de Prostitutas.

1ª Consulta Regional sobre HIV/Aids e Trabalho Sexual
De 26 a 28 de fevereiro, em Lima (Peru)
Organização: Grupo de Cooperação Técnica Horizontal da América Latina e do Caribe em HIV/AIDS

Fonte: Programa Nacional de DST/Aids

Apoios